Notícias

12/06/2012 - 18:27

12 de Junho ? Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Desde 2002, por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) o dia 12 de Junho tem sido um marco na luta pela erradicação do trabalho infantil em todo o mundo.

A legislação brasileira determina a proibição do trabalho para menores de 16 anos, exceto na condição de “aprendiz” a partir dos 14 anos (Artigos 62 e 63 do Estatuto da Criança e do Adolescente), desde que esteja mantido o vínculo com a escola e com bom aproveitamento. Chama atenção ainda para  qualquer forma de trabalho perigoso, penoso, insalubre ou degradante é proibida para menores de 18 anos.

Indiscutivelmente o trabalho infantil é uma porta aberta para a violação de outros direitos humanos das crianças, adolescentes e suas famílias, comprometendo o desenvolvimento saudável e o acesso aos seus direitos, com destaque à educação.

A redução dos índices de trabalho infantil no Brasil  tem ocorrido de forma lenta e essa realidade requer mudanças de concepções e práticas. As interpretações são as mais diversas, considerando as diferentes realidades brasileiras.

A OIT coloca em destaque as consideradas piores formas de trabalho infantil:

  • Trabalho escravo ou práticas análogas, como servidão por endividamento, trabalho forçado ou obrigatório, recrutamento obrigatório de crianças para conflitos armados;
  • Utilização de crianças e adolescentes na prostituição e na produção de pornografia;
  • Utilização de crianças/adolescentes na realização de atividades ilícitas, especialmente produção e tráfico de drogas; e
  • Qualquer trabalho que possa causar danos à saúde, segurança ou à moralidade das crianças.

O CFP convoca psicólogas e psicólogos para apoiarem as ações de erradicação do trabalho infantil em suas diferentes formas, alertando que a escolarização de qualidade deve ser garantida a todas as crianças e adolescentes para que possam se preparar adequadamente para o mercado de trabalho.