Notícias

15/05/2020 - 20:09

18 de Maio: CFP debate Luta antimanicomial e o papel da Psicologia no cuidado em tempos de pandemia

Transmissão poderá ser acompanhada a partir das 16h no Facebook e no Youtube do Conselho Federal de Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza na próxima segunda-feira (18) mais uma transmissão on line para debater os desafios à atuação da categoria diante do contexto de pandemia da Covid-19.

A live terá como tema “Saúde mental de janeiro a janeiro: luta antimanicomial e o papel da Psicologia no cuidado em tempos de pandemia” e ocorre no marco do 18 de Maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A transmissão terá início às 16h e poderá ser acompanhada ao vivo pelo Facebook e Youtube do CFP.

Para dialogar sobre o assunto, estarão presentes Filippe de Mello Lopes, psicólogo clínico e membro da Comissão de Direitos Humanos do CFP; Mariana Molica, psicóloga e psicanalista; e Emiliano Camargo, psicólogo clínico. O debate será mediado pela presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes.

O encontro virtual é uma das estratégias do CFP para ampliar o diálogo com as(os) psicólogas(os) do país e visa construir colaborativamente soluções para os desafios que a categoria tem encontrado desde que foi decretada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia do novo coronavírus. Até o momento, já foram abordadas questões referentes a situações de emergências e desastres, Psicologia Hospitalar, saúde indígena, violência contra a mulher e proteção de crianças e adolescentes.

Manicômio nunca mais!

Além da live, o CFP promoverá, em parceria com os 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e diversas organizações, um ato virtual para discutir os avanços, os desafios e os perigos de retrocessos na política brasileira de Saúde Mental.

Com o tema “Covid-19 e a defesa da Luta Antimanicomial”, a ação – além de marcar as três décadas do Movimento da Reforma Sanitária e as mobilizações em torno do 18 de Maio – integra os esforços do CFP em discutir a atenção psicossocial ao longo do ano, de janeiro a janeiro.

O ato terá início às 10h e poderá ser acompanhado também pelo pelo Facebook e Youtube do CFP.

Conheça as participantes

Ana Sandra Fernandes
Atual presidente do CFP, foi vice-presidente do Conselho na gestão 2016/2019. É psicóloga clínica e professora do curso de Psicologia do Unipê.

Filippe de Mello Lopes
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei. Foi conselheiro do XV Plenário (2016-2019) do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. Atualmente, integra a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CDH/CFP) e atua como Psicólogo clínico.

Mariana Mollica
Pós doutoranda e professora colaboradora do Programa de pós-graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ. Entre 2014 e 2018, foi supervisora da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Colaboradora do Portal Favelas.

Emiliano Camargo
Trabalhador e pesquisador do CAPS. Psicólogo, doutorando e mestre em psicologia social pela PUC-SP. É também professor do Curso Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica do Instituto SEDES Sapientiae; Integrante do Núcleo de Pesquisa em Lógicas Institucionais e Coletivas da PUC/SP; Integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude. Além de psicólogo clínico, é acompanhante terapêutico e tem experiência em psicologia social. Atua principalmente em saúde mental e saúde da população negra.