Notícias

27/08/2022 - 12:16

27 de agosto: Dia Nacional da Psicóloga e do Psicólogo

Data também celebra os 60 anos de regulamentação da Psicologia como ciência e profissão no Brasil

27 de agosto: Dia Nacional da Psicóloga e do Psicólogo

Neste sábado, 27 de agosto, profissionais da Psicologia de todo o país celebram o Dia Nacional da(o) Psicóloga(o). E, neste ano de 2022, a data é ainda mais especial: marca o aniversário de 60 anos de regulamentação da Psicologia como ciência e profissão no Brasil.

O Dia Nacional da(o) Psicóloga(o) integra o calendário oficial de comemorações e refere-se à data de publicação da Lei 4.119/1962, que regulamentou a Psicologia brasileira. O dia foi oficialmente instituído em 2016, por meio da Lei 13.407, e prestigia a atuação de mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o país.

“Quero prestar meu reconhecimento a cada um de vocês, que realizam em cada um dos espaços que hoje ocupamos, o compromisso de defender a Psicologia como uma ciência e profissão comprometida com a ética, com a democracia e com a promoção de direitos”, celebra a presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Ana Sandra Fernandes.

Ao comemorar os 60 anos da regulamentação da profissão, o CFP prestigia o legado e as transformações que fizeram da Psicologia uma ciência e profissão cada vez mais relevante nas políticas públicas e na sociedade:

“Chegamos aos 60 anos gravando na história do país a nossa participação nos principais movimentos de mudanças e transformações sociais. Lutamos contra uma ditadura violenta, ampliamos nossos espaços de interlocução, avançamos em áreas significativas do conhecimento e, dessa forma, solidificamos nossa atuação com base na defesa intransigente de um cuidado integral e da promoção da dignidade”, reforça a presidente do CFP.

Uma história para construir o futuro
A Psicologia chegou ao Brasil no início do século XX. No entanto, foi regulamentada como profissão a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto de 1962, pelo presidente João Goulart. Em 1971, por meio da Lei nº 5.766, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia – que constituem o Sistema Conselhos de Psicologia.

Atualmente, são mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o território nacional, o que faz do Brasil o país com o maior número de profissionais da Psicologia em todo o mundo. A atuação está nas clínicas, nas políticas públicas da saúde, da assistência social, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e em todos os contextos de cuidado à saúde mental.

Para marcar as celebrações dos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, o Conselho Federal de Psicologia tem promovido uma ampla agenda de atividades formativas, de lançamento de publicações, estudos e pesquisas, além de premiações, mostras, vídeos e sessões solenes nas cinco regiões do país, entre outras iniciativas.

A agenda de produtos e atividades pode ser acompanhada pelo site especial criado pelo CFP. Clique e confira.