Encerra-se na sexta-feira (1º) o prazo para inscrições no 3º Congresso de Psicologia do Cerrado (Conpcer), que acontece de quarta-feira (6) ao dia 9, em Cuiabá (a abertura) e Várzea Grande (MT). A edição deste ano abordará as diversidades, saberes e fazeres da Psicologia. Correalizador do evento, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) terá representantes em diversas atividades.
Da abertura do Congresso, marcada para quarta-feira, participam a presidente do CFP, Mariza Borges, como mediadora, e o conselheiro Rogério Oliveira. A mesa terá como tema “Formação em Psicologia, avanços, impasses e desafios no cenário político atual”.
Na quinta (7), os debates que abrem o dia abordam “Educação e diversidade: o papel da Psicologia na escola”, “O papel da Psicologia na educação especial na perspectiva da educação inclusiva” e a “A Psicologia no debate das relações étnico-raciais e de gênero na educação”. As discussões terão a participação das psicólogas Vera Lúcia Morselli, Meire Viana e Adna Fabíola Guimarães Fontenele, da Comissão de Psicologia na Educação do CFP (PsinaEd).
À tarde, estarão em debate as interfaces da Psicologia com o meio jurídico. A psicóloga Maria José Gontijo, do Grupo de Trabalho em Psicologia Jurídica da autarquia, abordará “A responsabilidade do adolescente e a lei”.
“Os desafios e as necessidades da avaliação psicológica brasileira nos próximos anos” é o tema de mesa-redonda na manhã de sexta (8), com participação do coordenador da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica do CFP, João Carlos Alchieri. Ele falará sobre as características técnicas dos instrumentos psicológicos e as necessidades do cenário nacional.
Assistência social e formação
Os temas referentes ao Sistema Único de Assistência Social (Suas) serão debatidos na tarde de sexta. As psicólogas Carla Ribeiro e Ionara Vieira Moura Rabelo, e o psicólogo Enrico Braga, integrantes da Comissão Nacional de Assistência Social (Conpas) do CFP, participarão das mesas “Desafios da Psicologia na gestão de riscos e desastres” e “Alcances e impasses na organização política de psicólogos (as) no Suas”.
Outro tema em debate serão as perspectivas futuras para a orientação profissional, por meio da plataforma OrientaPsi. A conferência será proferida pelo conselheiro Rogério Oliveira. Na mesma tarde, os participantes do Conpcer poderão ouvir sobre a história da Psicologia no cerrado, que será contada em uma mesa com a mediação da psicóloga Ana Jacó, integrante do coletivo ampliado do CFP. A mesa será dividida em quatro conferências.
As atividades de quinta e sexta também incluem minicursos, seminários e apresentação de trabalhos.
Serviço
3 º Congresso de Psicologia do Cerrado (Conpcer)
Data: 06/07 a 09/06/2016
Local: Abertura: Auditório da Universidade de Cuiabá (Unic) – Campus Beira Rio – Cuiabá (MT)
Demais atividades e encerramento – Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) – Várzea Grande (MT)