Notícias

08/06/2022 - 15:14

60 Anos da Psicologia: Correios lançam selo personalizado e carimbo comemorativo

Produtos filatélicos podem ser utilizados em correspondências oficiais

60 Anos da Psicologia: Correios lançam selo personalizado e carimbo comemorativo

Para homenagear os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, os Correios lançaram um selo personalizado e um carimbo comemorativo em alusão à data. O lançamento ocorreu durante a sessão solene que homenageou o aniversário de seis décadas da Psicologia, realizada em 13/5 no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.

A presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes, e o superintendente dos Correios no Distrito Federal, Arnaldo Luís Marques dos Santos, fizeram o ato de obliteração do selo, que representa pressionar a estampa especial com o carimbo personalizado. O selo está impresso em uma cartela branca denominada Olho de Boi, em alusão ao primeiro selo brasileiro, emitido em 1843.

A arte desta emissão filatélica faz referência ao tema da campanha dos 60 Anos da Psicologia, como ciência e profissão, e traz o tema “Uma história para construir o futuro” impresso ao lado da logomarca do CFP. Os selos personalizados serão utilizados pelo Conselho Federal em suas correspondências oficiais e em ações institucionais e não serão comercializados.

60 anos da Psicologia
A Psicologia chegou ao país no início do século XX. No entanto, foi regulamentada como profissão a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto de 1962, pelo presidente João Goulart. Em 1971, por meio da Lei nº 5.766, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia – que constituem o Sistema Conselhos de Psicologia.

Atualmente, são mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o território nacional, o que faz do Brasil o país com o maior número de profissionais da Psicologia em todo o mundo. A atuação está nas clínicas, nas políticas públicas da saúde, da assistência social, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e em todos os contextos de cuidado à saúde mental.