60 anos da regulamentação da Psicologia

O Sistema Conselhos de Psicologia está em celebração

Em agosto de 2022, a regulamentação da Psicologia como ciência e profissão no Brasil completa 60 anos. É um período os anos, avançando sobre novas áreas do conhecimento e ocupando importantes espaços de atuação.

A Psicologia completa seis décadas marcada profundamente pelo compromisso com a democracia e a defesa intransigente dos direitos humanos em busca de uma sociedade menos desigual, mais justa e mais fraterna.

Com mais de 440 mil profissionais registradas(os), esta ciência e profissão está em cada canto no qual a sociedade precisa: nas clínicas, na saúde, na assistência social, na justiça, na segurança pública, no trânsito e nos esportes – sempre atenta ao cuidado e à proteção integral.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) – imbuído de sua função precípua de regulamentar, orientar e fiscalizar o exercício profissional – está atento aos desafios que se fazem presentes na atuação de cada profissional da área. Mas compreende também que o marco dos 60 anos é maior: ele revela uma trajetória consistente e indica possibilidades concretas para intervenções cada vez mais assertivas da Psicologia construída no país.

É com o objetivo, portanto, de evidenciar esta história que foi criada a presente página.

Que os próximos passos da Psicologia sejam tão firmes e consistentes quanto os que permitiram trazer esta ciência e profissão até aqui.