Notícias

20/10/2009 - 16:21

8 de outubro: Dia da Psicologia Latino-americana

Em 8 de outubro a União Latino-americana de Entidades de Psicologia (Ulapsi) comemorou o Dia da Psicologia Latino-americana.

Leia abaixo nota divulgada pela entidade:

A União Latino-americana de Entidades de Psicologia – ULAPSI – comemora a cada dia 08 de outubro, o DIA DA PSICOLOGIA LATINO-AMERICANA. A data é de grande significação: o desaparecimento físico de Ernesto “Che” Guevara, um homem que sonhou e lutou pela América Latina.

Somos milhares de psicólogos e psicólogas que trabalhamos diariamente para construir uma nova psicologia em nossa América Latina: uma Psicologia vinculada às necessidades e sonhos de nosso povo; uma Psicologia que contribua para o desenvolvimento de uma sociedade mais democrática e com maior justiça social, que favoreça a construção de condições dignas de vida, e por um mundo melhor.

Nossa América Latina tem uma longa história de desigualdade social, de pobreza. Durante muitos anos nos arrebataram a possibilidade de construir nosso próprio destino, com nossas próprias mãos. A Psicologia que a ULAPSI promove está decidida a lutar por uma nova América Latina! Queremos uma Psicologia voltada para a vida real de nosso povo. Queremos que nossos conhecimentos e nossas práticas estejam a serviço de nossa gente. Queremos uma Psicologia latino-americana para América Latina, e que deste lugar dialogue com a produção da Psicologia em todo o mundo!

Pensamos em uma Psicologia nutrida da riqueza de nossa realidade; unida na diferença, porque a diversidade é parte de nossa história, de nossas culturas; comprometida com nossas necessidades. É necessário inventar em cada lugar de produção de conhecimento e de práticas profissionais a Psicologia que precisa a América Latina. E para isto teremos que estar dispostos a mudar: a nos reinventarmos sempre, como cidadãos e como psicólogos.

O problema não é inventar. É ser inventado hora após hora e nunca ficar pronta a nossa edição convincente.” (Carlos Drummond de Andrade)

Este 08 de outubro, em que recordamos a “Che” e assumimos seu exemplo libertador, convidamos a todos os psicólogos e psicólogas latino-americanos a reunirem esforços para pensar e realizar juntos este projeto da Psicologia, herdeiro dos mais dignos sonhos da América Latina. Que cada um, em seu lugar de trabalho, possa estar a serviço deste projeto.

Somos o que fazemos, mas somos principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.” (Eduardo Galeano)

Conselho Executivo
ULAPSI – União Latino-americana de Entidades de Psicologia
ULAPSI-Brasil
América Latina, outubro de 2009