Notícias

06/07/2022 - 9:55

8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental está com inscrições abertas

Evento tem se consolidado como um dos maiores espaços de integração de toda comunidade do campo da saúde mental no Brasil

Fonte: GCom/CFP
8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental está com inscrições abertas

São Paulo receberá o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental (CBSM), entre os dias 21 e 24 de julho de 2022. Organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), com o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e de outras entidades da área, esta edição do encontro tem como tema Democracias, Antropofagias e Potências da Luta Antimanicomial. O objetivo é discutir a política de saúde mental, a luta antimanicomial e o futuro das políticas de saúde e de proteção social no Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 24 de julho pelo site do evento.

Em sua oitava edição, o CBSM segue como um espaço de trocas de conhecimentos entre a comunidade acadêmica, trabalhadores/as da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), familiares e usuários/as dos serviços de saúde mental. Dada a sua relevância, o Congresso Brasileiro de Saúde Mental tem se tornado referência internacional, com importante repercussão na América Latina e Caribe.

O 8º CBSM terá dez eixos temáticos abrangendo as várias discussões que caracterizam a complexidade e a diversidade do campo da Saúde Mental. Nesta edição, serão realizadas 20 mesas redondas, três grandes debates, conferências, oficinas, minicursos e dezenas de rodas de conversa. Além disso, os participantes terão acesso a feira de economia solidária, a lançamento de livros, espaço para as artes, entre outras atividades.

A Abrasme é uma associação formada por profissionais das diversas áreas do conhecimento, como antropologia, filosofia, educação e saúde. A organização busca o fortalecimento das entidades-membro e a ampliação do diálogo das comunidades técnicas e científicas e serviços de saúde com organizações governamentais e não governamentais e a sociedade civil, tendo como enfoque as políticas de saúde mental.

Participação do CFP

O Conselho Federal de Psicologia participa do 8º Congresso Abrasme com uma série de atividades em defesa de uma política pública de saúde mental antimanicomial. 

Em 23 de julho, das 10h30 às 12h30, participam da mesa sobre a 5ª Conferência da Saúde Mental, a presidente do CFP Ana Sandra Fernandes Arcoverde e a conselheira Marisa Helena Alves. O diálogo também contará com a presidente da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), Fernanda Magano, e do presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Leonardo Pinho. 

Na tarde do dia 23, entre 14h e 16h, participam das discussões da mesa sobre o  tema Psicologia e a Construção de Parâmetros Éticos para a atuação em Saúde Mental e Direitos Humanos, as(os) conselheiras(os) do CFP: Losiley Alves Pinheiro (Trânsito e Saúde Mental); Rodrigo Acioli Moura (Psicoterapia: da formação a prática, novos desafios); Neuza Maria de Fátima Guareschi (Assistência e Saúde Mental: Experiências na Intersetorialidade); Marina de Pol Poniwas (Alegações de alienação parental e o sofrimento mental de crianças e adolescentes); e Alessandra Santos de Almeida (Mobilidade Urbana e a Saúde Mental das Mulheres Negras).

Confira a programação completa do congresso da Abrasme no site do Congresso Brasileiro de Saúde Mental (CBSM).