Notícias

16/11/2023 - 11:49

Luta anticapacitista: CFP promove plenária com pessoas com deficiência que integram o Sistema Conselhos de Psicologia

Atividade visa fortalecer a diversidade em espaços institucionais estratégicos e reafirmar a ciência e profissão como campo de atuação constituído pela diversidade e inclusão

Luta anticapacitista: CFP promove plenária com pessoas com deficiência que integram o Sistema Conselhos de Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove, nos dias 17 e 18 de novembro, a Plenária de psicólogas com deficiência: por uma Psicologia anticapacitista que acolha a diversidade que nos une. O encontro reunirá psicólogas(os) que integram os Conselhos de Psicologia e colaboradoras(es) das gestões do Sistema Conselhos – composto pelo CFP, Regionais e suas Seções.

O evento marca o compromisso da Autarquia na promoção de ações afirmativas inclusivas e reparatórias, conforme previsto pelo programa aprovado no âmbito da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) com a finalidade de combater as violências institucionais e estruturais (no CFP e nos Conselhos Regionais de Psicologia), tais como racismo, sexismo, capacitismo e LGBTQIfobia.

Essa será a quarta e última plenária temática realizada este ano, com foco no reconhecimento e acolhimento das diversidades que compõem a sociedade e que moldaram a atuação do Sistema Conselhos ao longo das décadas.

Ao promover a atividade, o CFP reconhece o protagonismo das pessoas com deficiência ao romper com a ideia do capacitismo, da exclusão, da opressão e da discriminação e reconhece que a Psicologia, como ciência e profissão, tem papel de destaque na luta pela inclusão, equidade, respeito e igualdade de oportunidades.

Confira a programação:

Na sexta-feira (17), a partir das 18h, haverá transmissão ao vivo da solenidade de abertura, um importante momento de acolhida e partilha, coordenado pelo representante da Comissão de Direitos Humanos do CFP, Rafael Ribeiro Filho (psicólogo com deficiência visual). Participam também as conselheiras do CFP Ivani Oliveira (vice-presidenta), Célia Mazza (conselheira-tesoureira) e Rosana Éleres.

Também confirmaram presença no primeiro dia de atividades Anna Paula Feminella, secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos; e a representante do CFP na coordenação adjunta da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência, Marisa Helena Alves.

Para o sábado (18), está prevista a elaboração e entrega de uma Carta de Intenções, construída pelas(os) participantes a partir das reflexões realizadas ao longo do dia. O segundo dia não contará com transmissão.

Serviço

Plenária de psicólogas com deficiência: por uma Psicologia anticapacitista que acolha a diversidade que nos une
Data: 17 e 18 de novembro

Acompanhe ao vivo a transmissão da mesa de abertura no dia 17, a partir das 18h, no canal do CFP no YouTube.