CEP – Curso Breve: A Psicanálise e o traumático: história, metapsicologia e estratégias clínicas

CEP – Curso Breve: A Psicanálise e o traumático: história, metapsicologia e estratégias clínicas

docente: Daniel Kupermann: psicanalista, professor doutor do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP e Coordenador do psiA – Laboratório de Pesquisas e Intervenções Psicanalíticas do PSC/IPUSP. Autor dos livros “Estilos do Cuidado: A Psicanálise e o Traumático”, ed. Zagodoni, “Transferências Cruzadas. Uma História da Psicanálise e Suas Instituições”, ed. Escuta, “Presença Sensível – Cuidado e Criação na Clínica Psicanalítica” e “Ousar Rir: Humor, Criação e Psicanálise”, ambos ed. da Civilização Brasileira.

programa Pretende-se, nesse curso, abordar as três vertentes por meio das quais a Psicanálise enfrenta o desafio que o sofrimento psíquico provocado pelo traumático lhe impõe: a histórica, a metapsicológica e a clínica. Inicialmente, será realçada a evidência de que a história do resgate da dimensão do traumático e de suas incidências na clínica psicanalítica coincide com a história das guerras que marcaram o século XX, bem como o pensamento freudiano e pós-freudiano. Em um segundo momento, apontaremos de que modo a emergência das chamadas “personalidades narcísicas” – assim nomeadas a partir dos anos 1950 –,obrigou o campo psicanalítico a se debruçar sobre o mecanismo da clivagem e suas manifestações psicopatológicas. Finalmente, nos debruçaremos sobre as transformações ocorridas na concepção do que significa psicanalisar quando nos propomos a escutar analisandos que atravessaram situações que merecem ser definidas como traumáticas.

Informações Gerais:

Inicio do evento: 18/05/2019 09:00

Fim do evento: 18/05/2019 16:00


E-mail: cep@centropsicanalise.com.br
Site: https://centropsicanalise.com.br/course/curso-breve-a-psicanalise-e-o-traumatico-historia-metapsicologia-e-estrategias-clinicas-2019/
Telefone: (11) 3864-2330
Endereço: Rua Almirante Pereira Guimarães, 378 - Pacaembu/SP