CEP – Lendo Holding e Interpretação: fragmento de uma análise

CEP – Lendo Holding e Interpretação: fragmento de uma análise

Docente: Ricardo Telles de Deus: psicanalista, pós-doutorando em Psicologia Clínica na PUC-SP, doutor em Psicologia como Profissão e Ciência (PUC-Campinas), Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP), pós-graduado em Teoria Psicanalítica pela COGEAE da PUC-SP, Graduado em Psicologia (Mackenzie), Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP e do Curso de Formação do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW).

  1. Um aspecto precioso do legado de Winnicott à Psicanálise resultou de sua experiência como analista de pacientes adultos precocemente traumatizados. Em contraste com os neuróticos, Winnicott observou que tais pessoas não buscam o analista, essencialmente, visando a encontrar uma melhor resolução para problemáticas edípicas, mas para constituir os próprios alicerces do psiquismo. É justamente este tipo de situação clínica, altamente peculiar, que encontramos no relato da análise de B., de quem o psicanalista inglês começou a cuidar durante a Segunda Guerra Mundial. Episódios selecionados deste tratamento foram publicados no artigo Retraimento e regressão, enquanto que o livro Holding e Interpretação: fragmento de uma análise, por sua vez, trouxe a público o registro completo dos seis últimos meses do mesmo processo analítico. No seminário, teremos a oportunidade de estudar o referido artigo e, em especial, algumas sessões extraídas do livro. O propósito básico será visualizar, por meio deste estudo, o modo como Winnicott trabalhava com este tipo de caso, explicitando sua abordagem em termos psicopatológicos, técnicos e éticos.
  2. Programa 1. Winnicott: aspectos biográficos significativos 2. Alguns pressupostos teóricos e clínicos 3. Panorama geral da análise de B. 4. Lendo o artigo Retraimento e regressão 5. Holding e Interpretação: fragmento de uma análise: estudo de sessões selecionadas

Informações Gerais:

Inicio do evento: 27/09/2019 15:30

Fim do evento: 29/11/2019 17:30


E-mail: cep@centropsicanalise.com.br
Site: https://centropsicanalise.com.br/course/seminario-teorico-lendo-holding-e-interpretacao-fragmento-de-uma-analise/
Telefone: (11) 3864-2330
Endereço: Rua Almirante Pereira Guimarães, 378 - Pacaembu/SP