CEP – Reunião Temática: Transformações clínicas em Freud – Alteração Psíquica

CEP – Reunião Temática: Transformações clínicas em Freud – Alteração Psíquica

Docente: Nelson da Silva Júnior: psicanalista, doutor em Psychopatologie Fondamentale et Psychanalyse pela Université Paris VII, professor convidado da Université de Bretagne Occidentale, professor livre-docente do IPUSP e do Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF) e um dos coordenadores do Laboratório Interunidades de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip-USP). É autor de “Le Fictionnel en Psychanalyse. Une Étude à Partir de L’Oeuvre de Fernando Pessoa”, Presses Universitaires du Septentrion, e de “Linguagens e Pensamento”, ed. Casa do Psicólogo.

  1. Programa Freud utiliza dois termos para qualificar as transformações nos processos psíquicos: Wandlung, mudança, e Veränderung, que corresponde à alteração em português. Uma comparação do uso desses termos em seus textos revela que eles possuíam valências diferentes para Freud. Se Krankheitsveränderung indica alterações da doença, Psychische Veränderung, por sua vez indica uma alteração psíquica. São termos com uma forte relação entre si, pois indicam processos contrários no interior de um mesmo campo experiencial, a saber, a clínica. As alterações da doença indicam efeitos psíquicos da neurose. A alteração psíquica, por sua vez, indica os efeitos psíquicos do tratamento psicanalítico. Uma mesma lógica conceitual subjaz a ambos: se trata de indicar alterações na distribuição da economia libidinal no interior do aparelho psíquico. Tratar-se-á neste seminário de colocar em relevo o aspecto econômico para qualificar as duas transformações fundamentais da experiência clínica, a saber: o adoecimento e a cura.

Informações Gerais:

Inicio do evento: 04/10/2019 19:00

Fim do evento: 04/10/2019 21:00


E-mail: cep@centropsicanalise.com.br
Site: https://centropsicanalise.com.br/course/reuniao-tematica-transformacoes-clinicas-em-freud-sobre-a-alteracao-psiquica-2019/
Telefone: (11) 3864-2330
Endereço: Rua Almirante Pereira Guimarães, 378 - Pacaembu/SP