CEP – Sobre a psicologia psicanalítica do Self de Heinz Kohut

CEP – Sobre a psicologia psicanalítica do Self de Heinz Kohut

Docente: Claudio E. M. Waks: psicólogo pela Universidade de Califórnia, Berkeley (USA), psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro do Laboratório de Psicopatologia Fundamental do Departamento de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP, membro efetivo do International Association for Relational Psychoanalysis & Psychotherapy (IARPP) e docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.

  1. Programa Neste encontro pretendemos apresentar um resumo histórico sobre a psicologia psicanalítica do Self de H. Kohut e sua contribuição para o aparecimento do novo paradigma construtivista na Psicanálise contemporânea. Kohut formulou e designou o método empático de observação como sendo a perspectiva fundamental da escuta psicanalítica uma vez que todas as percepções – escutas – são mediadas pela subjetividade. Ao fazê-lo, questionou diretamente a prática-padrão da escuta psicanalítica que estimulava o analista a dispensar aspectos  cruciais da experiência articulada do paciente em prol de seu próprio saber supostamente “objetivo”. Assim, Kohut trouxe a experiência subjetiva do paciente diretamente para dentro do processo clínico onde a experiência emocional autêntica do analista se dá a partir da perspectiva empática centrada no outro.

Informações Gerais:

Inicio do evento: 04/12/2019 19:00

Fim do evento: 04/12/2019 21:00


E-mail: cep@centropsicanalise.com.br
Site: https://centropsicanalise.com.br/course/reuniao-tematica-sobre-a-psicologia-psicanalitica-do-self-de-heinz-kohut-2019/
Telefone: (11) 3864-2330
Endereço: Rua Almirante Pereira Guimarães, 378 - Pacaembu/SP