Curso de Prevenção e Posvenção ao Suicídio

Curso de Prevenção e Posvenção ao Suicídio

Capacitar os participantes para a prevenção e posvenção ao suicídio.

Imagem:

  1. - Descrição do evento Diante do sucesso em 2017, a associação Voluntários da Amizade, mantenedora do CVV Brasília e entorno, traz novamente ao Distrito Federal o psicólogo Carlos Henrique de Aragão Neto para o curso Prevenção e Posvenção ao Suicídio. Uma das importantes referências brasileiras na área, ligado às mais respeitadas instituições nacionais e internacionais que trabalham com prevenção e posvenção do suicídio, Carlos Aragão é ainda especialista em luto e membro da CPI de Maus-Tratos a Crianças e Adolescentes que atua no Senado.
  2. - POR QUE PREVENÇÃO E POSVENÇÃO AO SUICÍDIO? Cerca de 1 milhão de pessoas se mata por ano no mundo. Hoje, ocorre um suicídio a cada 40 segundos e, no Brasil, um a cada 45 minutos, número superior às vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Ainda assim essa questão de saúde pública é tabu! Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, muitas vezes, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. As tentativas ocorrem na ordem de vinte ou mais vezes para cada suicídio consumado, o que significa uma a cada três segundos. Segundo a OMS, 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados. Aprender mais sobre o assunto, debater e compreender são importantes caminhos para a prevenção. Nesta proposta de contribuir com a plena capacitação, o curso ainda vai contar com a participação do psiquiatra Rafael Vinhal, diretor do Samu-DF com larga experiência na área. Indicado, principalmente, para estudantes e profissionais das áreas da saúde, educação, mídia, policiais, bombeiros, líderes comunitários e religiosos, o curso terá 16 horas entre discussões teóricas e de práticas de atendimento sobre comportamento suicida e luto de suicídio, com o objetivo de qualificar os participantes, dando uma maior profundidade sobre esse fenômeno complexo e multideterminado. A posvenção hoje tem papel decisivo no sentido de contribuir para reduzir o sofrimento dos sobreviventes.
  3. OBJETIVOS Objetivo geral: Capacitar os participantes para a prevenção e posvenção ao suicídio. Específicos: - Desenvolver novas competências nos profissionais para lidarem com pessoas em sofrimento grave e comportamento suicida. - Favorecer uma compreensão teórica mais ampla e multifacetada acerca do suicídio. - Preparar o profissional para avaliar e analisar fatores de risco e de proteção. - Oportunizar exercícios práticos, dinâmicas de grupo e grupos vivenciais, voltados para a prevenção e posvenção ao suicídio.
  4. DESCRIÇÃO DA CAPACITAÇÃO - EIXOS
  5. - Transtornos mentais associados ao suicídio: depressão, bipolar, borderline, esquizofrenia, abuso de substâncias psicoativas. - Relação entre automutilação e comportamento suicida. - Luto de suicídio. - Manejo do paciente com comportamento suicida: aspectos clínicos. - Fatores de risco e de proteção. - Aspectos gerais sobre o suicídio. Mitos e verdades.
  6. Data (de início ou dias de realização, conforme o caso): dias 14 de setembro 2018: das 18h30 às 22h30, 15 de setembro 2017: das 8h às 18h * e 16 de setembro 2018: das 9h às 13h. * com intervalo das 12h às 13h
  7. Profissional responsável:Carlos Henrique de Aragão Neto (CRP-PI / 01419)

Informações Gerais:

Inicio do evento: 14/09/2018 18:30

Fim do evento: 16/09/2018 13:00


E-mail: secretaria.brasilia@cvv.org.br
Site: https://tinyurl.com/PrevSuicidio2018 ou https://www.facebook.com/events/390513038102699/
Telefone: (61) 98192-4599
Endereço: Plano Piloto - Brasília - DF