Cuso de Formação em Psicanálise

Cuso de Formação em Psicanálise

Credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia



Coordenação:
Ernesto Duvidovich e Walkiria Del Picchia Zanoni


Objetivos:
O curso de Formação em Psicanálise pretende desenvolver um dispositivo de escuta psicanalítica que propicie a ação clínica nas diversas práticas sociais.
Baseados na teoria freudiana e nas diversas leituras dos principais autores psicanalíticos, e com uma pedagogia que estimule o debate e sustente as diferenças, buscamos criar condições para que cada participante se aproprie do saber psicanalítico de maneira singular.

Conteúdo Programático:

1 - Aula Teórica
CICLO I - Conceitos Fundamentais
CICLO II - A Formação do Sujeito
CICLO III - Estruturas Clínicas I
CICLO IV - Estruturas Clínicas II
CICLO V - Técnica Psicanalítica
CICLO VI - A Clínica Freudiana

2 - Discussão Clínica:
1º ano: Procedimentos Clínicos
2º ano: Grupo de Reflexão Clínica
3º ano: Supervisão e Atendimento Clínico

3 - Participação:
Seminários Clínicos, Seminários Teóricos, Cursos Breves, Eventos e Palestras ou Debates


Obs.: O aluno poderá optar por fazer os dois Seminários Teóricos obrigatórios durante os 2° e 3° anos de curso ou após concluir os 6 ciclos.
É obrigatória a elaboração de um trabalho ao final de cada ciclo com orientação institucional.

Carga Horária Total: 740 horas


Equipe de Docentes:

Adela Stoppel de Gueller: psicanalista, doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora de Teoria Psicanalítica no COGEAE da PUC-SP, supervisora clínica no curso de Psicologia da Universidade Paulista (UNIP) e docente do Curso de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae.

Adriana Barbosa Pereira: psicóloga, psicanalista, mestranda pelo Instituto de Psicologia da USP (IPUSP), especialista em Distúrbios Globais do Desenvolvimento pela IPUSP, aprimoramento em Pediatria e Psicanálise pelo Instituto da Criança (HCFMUSP), pesquisadora auxiliar do IPUSP/Ministério da Saúde/FAPESP, membro da ONG Trapézio (psicanálise e educação).

Anna Maria Amaral: psicanalista, membro, professora e supervisora do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Antonio Carlos Farjani: psicanalista, professor das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), mestre em Psicologia do Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e autor dos livros: "Édipo Claudicante", "A Linguagem dos Deuses" e "Psicanálise e Quantum", ed. Plêiade.

Arnaldo Dominguez: psicanalista, fundador do "PROJETO ETCÉTERA E TAL... Psicanálise e Sociedade", membro do Núcleo de Psicanálise e Sociedade da Pós-Graduação da Psicologia Social PUC-SP e do Laboratório de Psicanálise e Sociedade do IPUSP, cartelista da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) com o tema: "Quatro Ensaios sobre o Amor e uma Canção Desesperada".

Belinda Mandelbaum: psicanalista, doutora em Psicologia Social no IPUSP, membro em formação no Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

Berenice Laus de Carvalho: psicóloga, psicanalista, membro da equipe de Triagem e Rede de Atendimento do CEP, especialista em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP, membro da equipe de revisão da revista Percurso.

Carlos Roberto Aricó: psiquiatra, psicanalista, autor dos "A Reflexão Sobre a Loucura" e "Os Caminhos da Angústia", ed. Lemos, e "Arqueologia da Ética", Ícone Editora.

Cícero José Campos Brasiliano: psicanalista, membro efetivo da SBPSP.

Cristina A. P. Franch Leite: psicóloga, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Daniel Delouya: Ph.D, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, autor dos livros: "Entre Moisés e Freud - Tratados de Origens e de Desilusão do Destino", Via Lettera ed., "Depressão", ed. Casa do Psicólogo e "Depressão, Estação Psiquê", ed. Escuta.

Delia Catullo Goldfarb: psicanalista, doutora pelo IPUSP, professora de Clínica Psicanalítica do Envelhecimento no Instituto Sedes Sapientiae, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE) da PUC-SP, da Associação Nacional de Gerontologia e da Associação Brasileira de Alzheimer.

Durval Mazzei Nogueira Filho: psiquiatra, psicanalista, mestre em Psiquiatria pelo HSPE, membro do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e membro da Seção - São Paulo da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e professor - colaborador do Instituto de Psiquiatria da USP (HCFMUSP).

Edgar José Scalabrin: filósofo, psicanalista, membro da equipe de Triagem e Rede de Atendimento do CEP, professor de filosofia, história e psicologia da rede particular de ensino e do Estado.

Edu Alvaro Manso Bastos: psicólogo, psicanalista, mestre pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEAUSP), supervisor de estágios da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Elizeth Andrade de Oliveira: psicóloga, psicanalista.

Emir Tomazelli: psicanalista, professor do Instituto Sedes Sapientiae no Departamento de Formação em Psicanálise, doutor pelo IPUSP e especialista em psicologia da educação. Autor dos livros: "Corpo e Conhecimento - uma Visão Psicanalítica", ed. Casa do Psicólogo e "Psicanálise: uma Leitura Trágica do Conhecimento", ed. Rosari.

Érico Bruno Viana Campos: psicólogo, mestre em Psicologia pelo IPUSP, professor da UNIARARAS. Estagiário de Psicologia do Centro de Pesquisa e Atendimento para Especiais da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP.

Ernesto Duvidovich: psicanalista, psicossomatista, analista institucional, diretor do CEP, diretor e cofundador do Centro de Investigação em Medicina e Psicanálise (CIMEP), organizador do livro: “Maternagem - Uma Intervenção Preventiva em Saúde”, Duvidovich E., Winter T. R., ed. Casa do Psicólogo.

Franklin W. Goldgrub: psicólogo, psicanalista, mestre em filosofia e doutor em lingüística pela PUC-SP, professor da Faculdade de Psicologia da PUC-SP e do curso de Psicanálise e Linguagem do COGEAE da PUC-SP, autor dos livros: "Freud, Marlowe & Cia.", ed. EDUC, "Mito e Fantasia", ed. Ática, "A Máquina do Fantasma", ed. UNIMEP, “O Neurônio Tagarela”, ed. Olho d’Água, e “A Metáfora Opaca - Cinema, Mito, sonho e Interpretação”, ed. Casa do Psicólogo.

Graciela Haydée Barbero: psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e doutora em Psicologia Social pela PUC-SP.

Henrique Mandelbaum: psicanalista, doutor pelo IPUSP e autor do livro: “Franz Kafka: Um Judaísmo na Ponte do Impossível”, ed. Perspectiva.

Ignez Corrêa Dias: psicóloga, psicanalista, supervisora do atendimento clínico da Universidade São Marcos.

José Waldemar T. Turna: psicanalista, psicólogo do Hospital São João de Deus; professor do Centro de Investigação em Medicina, Psicanálise e Psicossomática (CINPP) Taubaté (SP) e Goiânia (GO).

Júlio Nascimento: psicólogo, psicanalista, especialista em Teoria Psicanalítica e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

Karin de Paula Slemenson: psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-SP, professora e supervisora clínica no curso de Psicologia da UNIP, autora do livro: "$em? Sobre a Inclusão e o Manejo do Dinheiro numa Psicanálise", ed. Casa do Psicólogo.

Luciana Pereira Stoiani: psicóloga, psicanalista, mestranda pelo IPUSP, coordenadora administrativa da Verso Cooperativa de Psicologia.

Luiz Alberto Hanns: psicólogo, psicanalista, doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP, professor do curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Psicanálise do Instituto de Psicologia da USP, autor dos livros: "Dicionário Comentado do Alemão de Freud", ed. Imago e "A Teoria Pulsional na Clínica de Freud", ed. Escuta. Atual responsável pela nova tradução das obras de Freud ora em curso.

Mara Selaibe: psicanalista, doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP e membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Marcella Monteiro de Souza e Silva: bióloga, psicóloga, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Maria Teresa M. Ramos Lamberte: psiquiatra, psicanalista, assistente com cargo de Chefia Técnica do Serviço de Psiquiatria e Psicologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Mariana Schontag: psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

Marisa A. Belém: psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, autora do livro: "Mulher no Brasil - Nossas Marcas e Mitos. Ensaio de Psicanálise", ed. Escuta.

Monica Seincman: psicanalista, lingüista, pos-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pós-graduada em Finanças pela FGV-SP. Exerce atividade clínica e coordena grupos de estudos.

Patrícia V. Getlinger: psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Paula D. A. Hilgeland: psicóloga, psicanalista e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

Paula Regina Peron: psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela Universidade São Marcos, doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP.

Raul Albino Pacheco Filho: psicólogo, psicanalista, doutor pelo IPUSP, professor titular da Faculdade de Psicologia da PUC-SP e coordenador do Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP.

Regina Célia Cavalcante de Carvalho (Chu): psicanalista, professora da PUC-SP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Participante da ATUA - Rede de Acompanhamento Terapêutico. Na área de saúde mental há doze anos, ministra o curso Introdução ao Acompanhamento Terapêutico.

Renata Girão Salles Souto: psicóloga, psicanalista, membro do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, candidata do Instituto de Psicanálise da SBPSP.

Rita Bícego Vogelaar: psicóloga, psicanalista com formação no CEP e no Instituto Sedes Sapientiae, especialista pela USP em Teoria e Prática em Psicanálise, engenheira e mestre em Tecnologia Química.

Rodolpho Ruffino: psicanalista, membro correspondente da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), co-autor do livro: "Adolescência", ed. Artes e Ofícios.

Rosana Sigler: psicanalista, mestre e doutoranda em Psicologia pela USP, professora do Curso de Psicologia da Universidade São Francisco.

Rubens Coura: psiquiatra, psicanalista, autor do livro: "Psicanálise no Hospital Geral", ed. Sarvier.

Sara Hassan: médica e psicanalista.

Silvia Marina M. P. de Melo e Paiva: psicóloga, psicanalista, supervisora clínica e analista institucional.

Themis Regina Winter: psicanalista, psicossomatista, diretora do Centro de Investigação Psicossomática Psicanalítica (CINPP) - São Paulo, São José dos Campos (SP) e Goiânia (GO), autora do livro: "Enigma da Doença", ed. Casa do Psicólogo e organizadora do livro: “Maternagem - Uma Intervenção Preventiva em Saúde”, Duvidovich E., Winter T. R., ed. Casa do Psicólogo.

Virginia Torrecillas de Ulhoa: psicóloga, psicanalista, membro da equipe de Triagem e Rede de Atendimento do CEP, especialista em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

Wagner Ranña: médico, psicanalista e psicossomatista, professor do Instituto Sedes Sapientiae no curso de Psicossomática.

Walkiria Del Picchia Zanoni: psicanalista, supervisora institucional e diretora do CEP.


Início:
1º semestre:
05 de abril de 2005 - Grupo de 3ª feira: Ciclo I
06 de abril de 2005 - Grupo de 4ª feira: Ciclo I

2º semestre:
1° de setembro de 2005 - Grupo de 5ª feira: Ciclo I

Duração: 3 anos

Horários:
3ª feira: 19h30 às 22h30,
4ª feira: 18h às 21h ou
5ª feira: 18h às 21h

Requisitos:
• Graduação
• Uma entrevista de avaliação
• Dois encontros em grupo
• Curriculum-vitae atualizado

Inscrições:
1º semestre: de outubro a março
2º semestre: de abril a agosto

Dirigido: a profissionais das áreas da saúde e afins

Preço:
Inscrição: R$ 200,00
Mensalidade: R$ 313,00*
* Valor referente à mensalidade do Curso de Formação, Curso Breve e
Evento (Ciclo I e Ciclo II) para o ano de 2005.

 

Informações Gerais:

Inicio do evento: 01/09/2005

Fim do evento: 01/09/2008


E-mail: cep@centropsicanalise.com.br
Site: http://www.centropsicanalise.com.br
Telefone: (11) 3864-2330 e 3865-0017
Endereço: Rua Almirante Pereira Guimarães, 378 - Pacaembu, SP, Brasil