Notícias

11/09/2012 - 9:29

Nota de falecimento

Morre em Porto Alegre a psicóloga e colaboradora do CFP, Maria Cristina Carvalho da Silva

Faleceu no dia 8 de setembro último, em Porto Alegre, Maria Cristina Carvalho da Silva. Psicóloga e colaboradora do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Cristina foi uma militante incansável da Reforma Psiquiátrica, estando à frente de seus movimentos, em especial no Rio Grande do Sul, e tendo exercido a coordenação de importantes políticas e serviços de atenção psicossocial, onde tão bem soube articular clínica, política e gestão. Participou, ainda, em diferentes períodos, da gestão do Sindicato dos Psicólogos do Rio Grande do Sul e do Conselho Regional de Psicologia do RS.

Como pesquisadora, concluiu seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ali cursava o doutorado. Terminara de retornar de um estágio na Universitat Rovira i Virgilli, Tarragona – Espanha, trabalhando com o tema das juventudes, medidas socioeducativas e redução de danos no uso de drogas entre adolescentes.

Vinculada ao Núcleo EducaSaúde da Faculdade de Educação da UFRGS, participou ativamente da coordenação do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, vindo a representar o Fórum de Coordenadores de Programas de Residência em Saúde, junto à Comissão Nacional de Residência – Multiprofissional – em Saúde, exercendo grande liderança nacional pela expansão e regulamentação dessa modalidade de ensino e formação

Cristina fez proliferar dispositivos e redes de afeto e luta. Da saúde mental, fez uma prática militante em defesa da vida; da residência multiprofissional em saúde, uma prática militante em defesa de uma formação profissional que diga respeito ao Sistema Único de Saúde; da construção ou do apoio matricial, fez uma prática militante à Educação do Lugar, conceito cunhado em sua dissertação de mestrado; e, da aguerrida luta pela democracia brasileira, uma prática política na aprendizagem, no ensino e no trabalho. Deixa como marca e legado a aposta na construção de redes quentes da vida, sempre.