Em 2025, o Sistema Conselhos realiza mais um ciclo eleitoral para a escolha das gestões dos Conselhos Regionais (CRPs) e Federal (CFP) de Psicologia. As eleições para os CRPs e a consulta nacional para o CFP ocorrerão entre 23 e 27 de agosto, mês que marca o aniversário da Psicologia brasileira.
Com o objetivo de garantir publicidade, ampla participação democrática, transparência e isonomia operacional durante o processo, o Conselho Federal de Psicologia convida as(os) psicólogas(os) de todo o país a acessar o regimento eleitoral, instituído pela Resolução CFP nº 10/2024.
De acordo com o regramento, a inscrição das candidatas e candidatos se dará em chapas, com tantos nomes para membros efetivos e suplentes quantas forem as vagas a serem preenchidas. O número de conselheiras efetivas e suplentes será definido em função do quantitativo de profissionais inscritos no Conselho Regional de Psicologia, de acordo com o disposto na Resolução CFP nº 03/2007.
O regimento também prevê a reserva de, no mínimo, 20% das vagas para pessoas negras ou pessoas indígenas, além de, necessariamente, no mínimo, 20% de reserva de vagas para pessoas trans, pessoas com deficiência, pessoas pertencentes a comunidades quilombolas ou povos e comunidades de terreiro/povos e comunidade de matriz africana.
Para estas eleições, houve mudanças em relação aos pleitos anteriores: o período de inscrição das chapas para a Consulta Nacional do CFP e para as eleições dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) serão simultâneos.
As Comissões Regionais Eleitorais (CREs) e a Comissão Eleitoral Especial (CEE) serão responsáveis pelo recebimento das inscrições, que deverão ser realizadas exclusivamente pelo Sistema E-Chapas, no período de 18 de fevereiro a 22 de março de 2025, até às 23h59 (horário de Brasília), durante a realização dos Congressos Regionais de Psicologia (COREPSIs).
Acesse a íntegra da Resolução CFP nº 10/2024, que estabelece o regimento eleitoral, e fique por dentro de todos os detalhes do processo.
Acompanhe também os canais oficiais do Conselho Federal de Psicologia para mais informações sobre as eleições dos CRPs e a consulta nacional para o CFP.