
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou, na segunda-feira (28), a cerimônia de posse das novas servidoras e servidores aprovados no Concurso Público CFP nº 1/2024. A solenidade ocorreu na sede da autarquia, em Brasília (DF), e reuniu representantes da gestão, equipes técnicas e familiares dos empossados.
A entrega simbólica dos termos de posse e do registro foi feita pela presidenta do CFP, Alessandra Almeida e pelo conselheiro-secretário, Rodrigo Acioli.
“Este concurso público marca um processo de avanços da autarquia no incremento de seu quadro funcional e de ações para aprimorar o cumprimento da missão institucional do Conselho. É, portanto, um momento de celebração e de acolhida de toda a autarquia. Sejam todas, todos e todes muito bem-vindos”, destacou a presidenta do CFP.
O conselheiro-secretário, Rodrigo Acioli, enfatizou o papel estratégico que cada profissional exercerá na instituição e ressaltou a importância do acolhimento e dos vínculos no ambiente de trabalho. “Na Psicologia falamos muito sobre a questão dos afetos. É dessa maneira que o CFP recebe e acolhe cada um e cada uma de vocês”, afirmou Acioli.
A coordenadora-geral (de Desenvolvimento Institucional) do CFP Emanuelle Silva destacou o compromisso da autarquia com a profissionalização da gestão pública e o fortalecimento institucional. “O CFP tem buscado transformar sua cultura organizacional por meio da valorização das carreiras e da qualificação das equipes. É um compromisso com a ética, a técnica e o desenvolvimento da autarquia”.
Foi o que também pontuou o coordenador-geral (de Integração do Sistema) Rafael Taniguchi ao destacar que o Conselho Federal de Psicologia vive um processo de profissionalização e fortalecimento da governança, “com muitos desafios e expectativas para o futuro”.
Para a gerente de Gestão de Pessoas do CFP, Lislly Telles, a cerimônia de posse vai além de um rito formal ao celebrar a trajetória de dedicação e esforço de cada pessoa aprovada. “Cada passo dado até aqui merece ser celebrado com alegria e orgulho”, afirmou, ao dar as boas-vindas e convidar as novas e novos integrantes da equipe a fortalecer uma gestão pública ética, democrática e participativa.
Sobre o Concurso Público CFP nº 1/2024
O Concurso Público CFP no 1/2024 busca a recomposição do quadro funcional do Conselho Federal de Psicologia para o fortalecimento das funções institucionais de orientação, disciplina e fiscalização do exercício profissional da Psicologia em todo o país.
A proposta é resultado de estudo realizado em 2022 pela Gerência de Gestão de Pessoas do CFP, que mapeou as necessidades de pessoal. Em 2023, o CFP instituiu a Comissão Organizadora do Concurso Público, responsável por conduzir os encaminhamentos para realização do certame que proveria as vagas no quadro de funcionárias(os) da instituição. Em setembro de 2024, foi lançado o Edital CFP n° 01/2024, estabelecendo o processo seletivo para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva. O certame foi realizado em dezembro de 2024 e teve seu resultado final divulgado em março de 2025.
Confira a lista dos(as) empossados(as):
Analistas Técnicos
- Ana Kelly Adriano Viana – Psicologia
- Élder Santos Moraes – Contabilidade
- Fábio de Mesquita Silva – TI e Suporte
- Jair Ferreira Neves Neto – TI Desenvolvimento
- Marília Mendes de Almeida – Psicologia
- Tainá Alves Marques – Psicologia
- Vinícius Martinelli – Licitações e Contratos
Técnicas/os Administrativas/os
- Célio Rodrigues Ferreira Júnior – Área Administrativa
- Daniele Laís de Souza – Área Administrativa
- Ednete Henrique da Silva – Área Administrativa
- Enzo Gadiel Cansanção Silva – Área Administrativa
- Estefany Ferreira da Silva – Suporte Técnico e Informática
- Gabriel Vitor Vidal – Área Administrativa
- Júlia Nunes – Área Administrativa
- Manuela Oliveira Nascimento – Área Administrativa
- Mário Augusto Rodrigues Moreira – Área Administrativa
- Ulisses Almeida Coutinho – Área Administrativa
Saiba mais
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) é uma autarquia pública, com autonomia administrativa e financeira, criada pela Lei nº 5766, de 1971, e regulamentada pelo Decreto nº 79.822, de 17 de junho de 1977. É o órgão central do Sistema Conselhos de Psicologia, com sede e fórum no Distrito Federal e jurisdição em todo o território nacional. Além de regulamentar, orientar e fiscalizar o exercício profissional de psicólogas e psicólogos no Brasil, o CFP tem a missão de promover espaços de discussão sobre os grandes temas da Psicologia, fomentando o debate e contribuindo para a qualificação dos serviços profissionais prestados pela categoria à toda sociedade.