
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) é uma das entidades que compõem o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), órgão de caráter deliberativo, integrante da estrutura do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O CNDPI tem como finalidade elaborar, acompanhar e avaliar a Política Nacional da Pessoa Idosa, em conformidade com a Lei nº 10.741/2003 (Estatuto da Pessoa Idosa) e a Lei nº 8.842/1994, além de propor diretrizes e fiscalizar a execução de ações que garantam os direitos das pessoas idosas em todo o país.
Além de contribuir com o Estado brasileiro na formulação e implementação de políticas destinadas à terceira idade, o CFP desempenha papel estratégico ao orientar psicólogas e psicólogos para a atuação nesse campo.
Neste Dia Nacional da Pessoa Idosa, o CFP reafirma o compromisso da Psicologia com a promoção do cuidado integral e com o acesso pleno às condições e garantias para um envelhecimento digno e seguro.
Atento aos desafios no cuidado adequado a essa população, o Conselho Federal de Psicologia prepara o lançamento de Referências Técnicas com diretrizes para atuação de profissionais da Psicologia junto às pessoas idosas nas diversas políticas públicas.
A obra foi elaborada por um conjunto de especialistas e já tem data de lançamento: durante o Congresso Brasileiro de Psicologia (CBP), que acontece de 19 a 22 de novembro deste ano.
Fique atento aos nossos canais de comunicação e conheça em breve a íntegra dessa importante publicação!