
No mês que marca as celebrações pelo Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) anuncia a produção inédita de um Manual Orientativo para atuação da Psicologia na perspectiva anticapacitista.
A publicação reúne fundamentos éticos, técnicos e políticos para orientar psicólogas e psicólogos de diferentes áreas de atuação, com o objetivo de fortalecer práticas profissionais que promovam dignidade, autonomia e participação social das pessoas com deficiência.
O lançamento oficial acontecerá durante o XI Congresso da Associação Latino-Americana para a Formação e o Ensino da Psicologia (Alfepsi), realizado de 8 a 11 de outubro, em Maceió/AL, em uma parceria com o CFP.
A obra se insere em um conjunto de ações do Conselho Federal de Psicologia com foco na saúde integral dessa população. Neste ano, também foram publicadas a Resolução CFP nº 7/2025 e a Nota Técnica nº 12/2025, que estabelecem orientações profissionais anti‑capacitistas baseadas no modelo social da deficiência.
O Conselho Federal de Psicologia também publicou a Resolução CFP nº 9/2025 e a Nota Técnica nº 18/2025, voltadas especificamente ao atendimento psicológico de pessoas surdas, reforçando o compromisso com práticas acessíveis, éticas e culturalmente sensíveis.
Fique atento às nossas redes e confira em breve a íntegra deste importante Manual Orientativo.