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05/12/2025 - 17:06

CFP lança orientações para a atuação da Psicologia junto a crianças e adolescentes frente aos desafios do mundo digital

Publicação foi lançada durante o 7º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, realizado em Brasília/DF. Conteúdo busca promover atuação ética, crítica e comprometida com o bem-estar de crianças e adolescentes em um mundo cada vez mais mediado por telas

CFP lança orientações para a atuação da Psicologia junto a crianças e adolescentes frente aos desafios do mundo digital

Já está disponível nos canais oficiais do Conselho Federal de Psicologia (CFP) a publicação A Psicologia frente ao mundo digital: orientações para a atuação profissional com crianças e adolescentes. A obra foi lançada durante o simpósio “Uso de telas e dispositivos digitais por crianças e adolescentes: problematizações e orientações”, atividade que integrou a programação do 7º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, realizado em Brasília/DF de 19 a 22 de novembro.

Elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) sobre o uso consciente de telas e dispositivos digitais por crianças e adolescentes, o material apresenta diretrizes e referenciais para a prática profissional de psicólogas e psicólogos diante dos impactos das tecnologias digitais na saúde mental e no desenvolvimento infantojuvenil, ao considerar o direito dessa população de ser cuidada e protegida.

O GT é composto pela vice-presidente do CFP, Izabel Hazin, e pelas conselheiras federais Raquel Guzzo e Marina Poniwas. Também integram o grupo Maíra Almeida, Gabriela Vescovi, Beatriz Sancovsky, Michael Jackson Andrade e Eduardo Miranda, pesquisadoras e pesquisadores especialistas no tema.

Conheça a publicação

O guia busca promover uma atuação ética, crítica e comprometida com o bem-estar de crianças e adolescentes em um mundo cada vez mais mediado por telas.

Para a conselheira vice-presidente do CFP e coordenadora do GT, Izabel Hazin, o processo de construção do guia representou um trabalho coletivo e interinstitucional, resultado do compromisso da Psicologia com a promoção do desenvolvimento saudável e do bem-estar digital de crianças e adolescentes.

“O guia reúne informações, pesquisas e orientações práticas sobre o uso de dispositivos digitais por crianças e adolescentes. Sua estrutura foi pensada para oferecer um panorama amplo, abordando desde os contextos de uso e os direitos digitais até temas como bem-estar, riscos e oportunidades no ambiente virtual”, destaca Hazin.

Com base em evidências científicas e referenciais éticos da Psicologia, o documento oferece subsídios teóricos e práticos para o trabalho em diferentes contextos: clínico, educacional, comunitário e institucional. Entre os temas abordados estão o uso problemático de telas, os efeitos neurobiológicos e cognitivos das tecnologias, as violências e desigualdades no ambiente digital, a publicidade infantil e os direitos digitais, o uso de tecnologias assistivas e a promoção da cidadania digital.

O texto também propõe orientações específicas para a atuação profissional, destacando a importância da mediação afetiva, da escuta qualificada e da co-responsabilidade entre família, escola, sociedade e políticas públicas. As diretrizes indicam caminhos para que o uso das tecnologias ocorra de forma consciente e ajustada às diferentes fases do desenvolvimento.

A publicação conta ainda com contribuições de especialistas, pesquisadoras(es) e representantes de entidades da área da Psicologia, demonstrando o caráter coletivo e plural do trabalho.

O conteúdo foi discutido e aprimorado a partir do encontro “Diálogos Pré-lançamento – O uso consciente de telas e dispositivos digitais por crianças e adolescentes”. Realizada em agosto de 2025, a atividade reuniu entidades reconhecidas por sua atuação nas áreas da infância, adolescência e tecnologias digitais, em um momento de diálogo e reflexão coletiva sobre os desafios contemporâneos da atuação profissional.

Acesse a íntegra da publicação A Psicologia frente ao mundo digital: orientações para a atuação profissional com crianças e adolescentes.

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