Notícias

18/12/2025 - 14:08

Novo Plano Nacional de Políticas sobre Drogas é aprovado no CONAD, que conta com assento permanente do CFP

Aprovado por unanimidade após amplo processo de participação social, documento orientará a Política Nacional sobre Drogas nos próximos anos

Novo Plano Nacional de Políticas sobre Drogas é aprovado no CONAD, que conta com assento permanente do CFP

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou, no dia 27 de novembro, em Brasília (DF), da reunião ordinária do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD), que aprovou por unanimidade o novo Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (PLANAD).

Conduzido pelo CONAD e pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o processo de elaboração do PLANAD contou com mais de 2 mil participações virtuais, dez escutas temáticas organizadas por entidades da sociedade civil e mais de 4 mil participações presenciais em encontros realizados em Belém (PA), Cuiabá (MT), Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).

As contribuições do CFP para o desenvolvimento e a validação do Plano foram realizadas pelas conselheiras federais Clarissa Guedes e Obadeyi Carolina Saraiva, que encerram o ciclo de representação do XIX Plenário no colegiado.

A conselheira Clarissa Guedes pontua que o PLANAD orientará a Política Nacional sobre Drogas nos próximos anos e destaca que sua aprovação consolida um processo marcado pela ampla participação social. “O documento representa um marco democrático na formulação de políticas sobre drogas no país, resultado de consultas amplas, descentralizadas e qualificadas, que envolveram a sociedade civil, organizações, especialistas e instituições públicas dos três poderes”, ressalta.

Desdobrado em uma série de objetivos e metas, o novo PLANAD está estruturado em oito eixos estratégicos: Desenvolvimento Social e Sustentável; Prevenção; Redução de Danos; Segurança Pública Cidadã e Justiça Criminal; Acesso ao Cuidado e aos Sistemas de Direitos; Governança Participativa e Articulação com os Conselhos Estaduais, Distrital e Municipais; Adoção e Implementação de Políticas Baseadas em Evidências e Construção de Indicadores; e Cooperação Internacional.

Representação institucional

No dia 28 de novembro, o CONAD realizou reunião ordinária para empossar as conselheiras e os conselheiros que atuarão até 2027.

A partir dessa data, Rafael Wolski de Oliveira, conselheiro suplente da região Sul no XX Plenário do CFP, passa a representar a autarquia no CONAD como titular; e Annie Louise Saboya Prado, conselheira suplente da região Sudeste no XX Plenário do CFP, passa a atuar como suplente.

A conselheira federal Annie Prado esteve presente na reunião de posse, marcando o início da nova gestão da Psicologia no colegiado.