O Conselho Federal de Psicologia (CFP) está mobilizado e em articulação com o Poder Executivo e o Legislativo diante das recentes mudanças anunciadas pelo governo federal no processo de obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Entre as medidas, preocupa a fixação de um teto nacional de R$ 180,00 para o conjunto dos exames de saúde – médico e psicológico – exigidos para a habilitação. Essa decisão pode comprometer a qualidade das avaliações, a atuação profissional na Psicologia do Trânsito e, sobretudo, a segurança no tráfego.
Em um país que registra milhares de mortes e graves impactos sociais e econômicos decorrentes de acidentes de trânsito, estabelecer parâmetros que não dialogam com a complexidade desse cuidado é colocar vidas em risco.
Diante desse cenário, o CFP encaminhou ofício ao Ministério dos Transportes e à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), solicitando reunião técnica para dialogar sobre a medida e reafirmar que a avaliação psicológica é uma ação essencial de proteção à vida.
Além disso, em dezembro de 2025, no âmbito da Assembleia das Políticas Administrativas e Financeiras (APAF), foi criado o Grupo de Trabalho Nacional de Psicologia do Trânsito, com o objetivo de revisar e atualizar as normativas que orientam a atuação da Psicologia nessa área, fortalecendo a qualidade técnica, a ética profissional e a segurança da sociedade.
A Psicologia do Trânsito é uma aliada estratégica na prevenção de acidentes, ao avaliar fatores emocionais, cognitivos e comportamentais que impactam diretamente a condução segura de veículos.
Acompanhe nossos canais e fique por dentro das ações do CFP.