O Conselho Federal de Psicologia (CFP) deu início oficial à gestão do seu XX Plenário. Em cerimônia realizada em Brasília/DF, em 23 de dezembro de 2025, a nova composição reafirmou seu compromisso com a atuação profissional, a proteção à saúde integral e a defesa de direitos.
A nova gestão é presidida pela psicóloga Ivani Oliveira. (Confira abaixo a composição completa do XX Plenário do CFP).
O Plenário 2.0 é composto por conselheiras e conselheiros de diferentes trajetórias, territórios e experiências, com forte presença de pessoas negras e indígenas, fortalecendo uma Psicologia diversa, crítica e socialmente referenciada.
Pela primeira vez na história do CFP, a instância máxima da profissão conta com a participação de pessoas trans em sua composição, marco que expressa a inclusão de vozes que refletem a pluralidade da sociedade brasileira.
Diretrizes e compromissos
O novo Plenário destaca que o mandato será pautado por eixos estratégicos que incluem fortalecer a atuação profissional com ciência, ética e pluralidade; e a luta pela valorização e condições de trabalho dignas para psicólogas e psicólogosl.
Também será pautado pela atuação na proteção e promoção dos direitos humanos, comprometimento com a luta antimanicomial e com as políticas públicas brasileiras, e no enfrentamento das desigualdades sociais e a violência institucional.