Neste Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, o Conselho Federal de Psicologia reafirma seu compromisso com a promoção do cuidado, do respeito e da garantia de direitos das pessoas idosas, bem como com o enfrentamento ao etarismo e a todas as formas de violência, negligência e discriminação.
O Brasil está envelhecendo. Segundo projeções do IBGE, até 2050 cerca de um terço da população brasileira terá 60 anos ou mais. Esse cenário reforça a necessidade de construirmos uma sociedade preparada para acolher, proteger e valorizar o envelhecimento em toda a sua diversidade.
Nesse contexto, a Psicologia tem papel fundamental na promoção da saúde mental, do bem-estar, da autonomia e da participação social das pessoas idosas, contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas comprometidas com a garantia de direitos e com o cuidado integral.
Como parte desse compromisso, o CFP lançou a publicação “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) junto às Pessoas Idosas nas Políticas Públicas”, que reúne orientações e reflexões para qualificar a atuação profissional diante dos desafios e das potencialidades do envelhecimento da população brasileira.
Ao longo deste mês, o Conselho Federal de Psicologia também participa de um conjunto de ações especialmente focadas no tema. Nos dias 11 e 12 de junho, a autarquia integrou o encontro nacional promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania sobre Tecnologias e Ancestralidade para o Enfrentamento às Violências contra a Pessoa Idosa. O diálogo se deu no âmbito das atividades do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que conta com a presença do CFP como instituição integrante.
Já em 30 de junho, o Conselho de Psicologia participa do evento “Saúde emocional e proteção às pessoas idosas”, realizado pelo SESC na unidade do Gama, no Distrito Federal. O debate abordará temas essenciais, como o impacto do etarismo no adoecimento emocional, o acolhimento, o fortalecimento de vínculos saudáveis e a prevenção ao abuso psicológico.
Confira a programação com participação do CFP:
Evento: Escutar, respeitar e proteger: saúde emocional e proteção às pessoas idosas
Data: 30/06/2026 (terça-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Teatro Paulo Gracindo – Unidade Sesc Gama
11h
Roda de Conversa com as(os) psicólogas(os) que atendem os núcleos do Sesc.
14h35
Mesa de Abertura Institucional com autoridades.
14h50
Painel Temático 1
“Saúde emocional da pessoa idosa: relação do etarismo com o adoecimento emocional, acolhimento, vínculos saudáveis e prevenção ao abuso psicológico”
16h20
Momentos de comentários e dúvidas.