A Resolução 001/99 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que orienta profissionais da área a não patologizar a cura de homossexuais, será tema de um videochat no site da Câmara dos Deputados nessa quinta-feira (20), a partir das 16h. Os cidadãos poderão debater o Projeto de Decreto Legislativo (PDC), de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), que propõe revogar artigos da Resolução do CFP.
Durante o debate, o relator da proposta na Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Roberto de Lucena (PV-SP), vai ouvir a sociedade e acatar sugestões de mudanças no texto. Por isso, é importante que psicólogas (os) de todo o país se mobilizem para defender essa importante resolução do CFP. Para participar do videochat, acesse o portal Câmara Notícias pelo link e clique no banner. O link estará disponível apenas no horário do bate-papo.
O PDC estava na pauta da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados desta quarta-feira (19), mas não foi votado pelos parlamentares. Como essa foi a última sessão do ano, a proposta será votada pela comissão apenas em 2013. Na semana passada, o relator, deputado Roberto de Lucena, apresentou parecer favorável ao projeto.
A Resolução orienta profissionais da área a não usar a mídia para reforçar preconceitos contra os homossexuais nem propor tratamento para curá-los. A homossexualidade deixou de constar no rol de doenças mentais classificadas pela Organização Mundial da Saúde há mais de 20 anos, no entanto, ainda há pessoas que insistem em tratá-la como patologia e propõem formas de cura.