Notícias

30/04/2014 - 15:24

Neupsilin

CFP e CFFa sinalizam parceria para avaliação de processos cognitivos

Neupsilin

Ascom:CFP

Articular esforços em prol da interdisciplinaridade e valorização das profissões. Esse foi o objetivo da reunião entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), realizada na quinta-feira (24/4), na sede do CFP, em Brasília. Estiveram presentes o conselheiro do CFP João Alchieri, a presidente do CFFa, Bianca Quiroga, e o tesoureiro do CFFa, Jaime Zorzi.

O principal ponto da reunião foi estabelecer critérios e indicadores comuns para uso do teste Neupsilin, que avalia processos cognitivos. O instrumento foi criado em 2010 por profissionais de Psicologia e Fonoaudiologia com intuito de fazer avaliação breve de populações neurológicas, além de criar um perfil neuropsicológico de indivíduos de 12 a 90 anos.

Alchieri mencionou a importância das contribuições conjuntas possibilitado pelo Neupsilin, indicadores comuns entre as duas áreas e os limites de ação dos profissionais psicólogos e fonoaudiólogos. Para a Psicologia, esse é um movimento de valorização de ações interdisciplinares que potencializará contribuições conjugadas entre as duas profissões.

“A diferença não está no instrumento de avaliação, mas sim no processo terapêutico resultante de cada atividade profissional”, explica o conselheiro.

Em contrapartida, a presidente do CFFa sinalizou a possibilidade de elaborar um documento conjunto com o CFP para estabelecer um acordo de colaboração e definição de critérios diferenciados para uso da ferramenta pelas duas categorias da saúde.

PLs

A tramitação no Congresso Nacional de Projetos de Lei (PLs) de interesse da Psicologia e Fonoaudiologia também foi discutida na reunião. Entre os mais urgentes estão o PLC 31/10, que regulamenta a Psicopedagogia; o PL 7.081/10, que dispõe sobre o diagnóstico e o tratamento da dislexia e do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na educação básica; e o PL 7647/10, que regulamenta a Terapia Ocupacional.

As entidades concordaram que é necessário acompanhar os PLs na intenção de defender as profissões durante as discussões na Câmara e Senado.

A próxima reunião do grupo está prevista para maio, em data a ser definida. Além das questões levantadas neste primeiro encontro, deve haver debate sobre pautas que envolvam conselhos de outras profissões regulamentadas.