O Ministério da Saúde, por meio das secretarias de Gestão do Trabalho e de Educação na Saúde (SGTES) e de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), lançou, na última quarta-feira (22), em Brasília, o módulo sobre a ‘Saúde Integral da População Negra’ do curso de educação à distância ofertado pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).
O curso foi desenvolvido pelos Departamentos de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP/SGEP) e de Gestão da Educação em Saúde (DEGES/SGETS) para profissionais da atenção básica vinculados ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e ao Programa Mais Médicos, além de profissionais que atuem no Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo central do curso, idealizado a partir de proposições do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, é debater e sensibilizar os profissionais de saúde para as questões e demandas específicas da população negra, bem como induzir e fomentar reflexões sobre o racismo institucional e suas consequências à saúde de mulheres e homens, pretas, pretos, pardas e pardos e, por meio disso, garantir atenção à saúde qualificada à população interessada.
Metodologia
Todos os módulos do curso ‘Saúde Integral da População Negra’, serão oferecidos pela plataforma de educação à distância (EAD) e terão 45 horas de duração. Os módulos ofertados são multiprofissionais e autoinstrucionais. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 22 de outubro, na Internet.
Esta ação do Ministério da Saúde é validada pela diretriz de formação, comunicação e produção de conhecimento da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) — Portaria MS 992, de 13 de maio de 2009 — pelas praxes reguladoras da educação permanente em saúde e consonante aos princípios fundadores do SUS de Universalidade, Integralidade e Equidade.
A Gerência de Relações Institucionais do CFP participou da cerimônia de lançamento do curso, que contou com a participação do Sr. Ministro de Estado da Saúde Arthur Chioro; do Secretário Executivo da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), Francisco Eduardo de Campos; do Gerente de Projetos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Felipe da Silva Freitas; do Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde do Ministério da Educação (DDES/MEC), Vinicius Ximenes Muricy da Rocha; do Diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (DEGES/MS), Alexandre Medeiros de Figueiredo e do Secretário de Gestão Estratégica Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), André Luis Bonifácio de Carvalho, além de lideranças de entidades e organizações do movimento negro.
*Fonte: Portal da Saúde/Ministério da Saúde