O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) realizou, nos dias 28 e 29 de novembro, reunião nacional com representantes dos Crepop’s dos 23 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) do Sistema Conselhos. O encontro aconteceu na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília.
No debate, foram dados encaminhamentos às publicações pendentes, orientações para as próximas pesquisas (Direitos Reprodutivos e Populações Indígenas, Tradicionais e Quilombolas) e avaliação do funcionamento do Crepop, bem como os pontos aprovados no Grupo de Trabalho (GT) da Política Indutora – cuja reunião ocorreu no dia 27 de novembro.
Alguns estudos se encontravam com publicações pendentes já desde 2013, que foram organizadas mediante um calendário sequencial, a partir do trabalho das comissões ad hoc (algumas delas já em 2014). A partir de agora, a comissão contará com um conselheiro regional destacado para acompanhar cada uma das pesquisas.
Também ocorreu a indicação de criação do Grupo de Trabalho (GT) para revisão e reimpressão de edições publicadas, orientado também pela revisão e atualização do caderno de metodologia – incluindo o instrumento de validação e as notas técnicas (produzido na reunião nacional de 2012).
Com relação às pesquisas trabalhadas pelo Grupo de Pesquisa Marxismo & Educação (GPM&E), este disponibilizou um relatório resumido adicional sobre os dados da pesquisa, que serão compartilhados com os CRPs.
Para as futuras pesquisas do Crepop – referentes a Direitos Sexuais e Reprodutivos e Populações Indígenas, Tradicionais e Quilombolas – foram dadas as seguintes orientações: para a primeira, foi proposta a realização de um seminário temático seguido do estabelecimento de um cronograma, com indicação para que a APAF eleja o tema em 2016. Sobre a segunda, foi sugerido iniciar o primeiro circuito e pautar o tema para a próxima reunião nacional.
Reunião de Avaliação
Integrantes do Crepop Nacional e Regionais fizeram uma avaliação geral do funcionamento do centro, destacando o compartilhamento do debate do GT de Política Indutora; viabilização de mais celeridade aos processos de produção das referências produzidas e indicação para a APAF de proposta de Ano Temático para 2015 com o tema “Participação Social”. Com relação à política financeira, as APAFs anteriores já indicavam a análise financeira para revisão do apoio aos CRPs, considerando que historicamente este custeio vem ocorrendo pela conta de divulgação, sendo ressaltada a importância em priorizar esta finalidade para uso dos recursos financeiros. Entretanto, diversos CRPs registram dificuldades financeiras para encaminhar esta proposta de imediato, tema que será avaliado na próxima APAF de dezembro deste ano, cabendo ao CFP apresentar o estudo do impacto financeiro do CFP. Houve indicação para que os CRPs apresentem para APAF de maio/2015 dados sobre o estudo do impacto financeiro dos CRPs.
Política Indutora
Na reunião realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) da Política Indutora, em 27/12, o colegiado fez os seguintes encaminhamentos: aprovar a minuta da Política Indutora do Uso de Dados na APAF de dezembro de 2014; elaborar minuta de Resolução para consulta prévia ao Sistema Conselhos e aprovação na APAF de maio de 2015 (vide cronograma específico); estudar a disponibilização das pesquisas do Crepop em comitês de éticas e na Plataforma Brasil via Crepop Nacional.