Notícias

31/08/2015 - 14:53

CFP participa da X Jornada de Psicologia de Trânsito na Argentina

Evento realizado em Buenos Aires discutiu busca pela integração inter-institucional com sistema de trânsito no contexto do Mercosul

CFP participa da X Jornada de Psicologia de Trânsito na Argentina

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou, nos dias 27 e 28 de agosto, da “X Jornadas Nacionales de Psicologia del Transito”, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. O conselheiro João Alchieri representou a Autarquia no evento. Segundo Alchieri, o ponto mais importante a ser destacado no evento é a busca pela integração interinstitucional com sistema de trânsito no contexto do Mercosul. O psicólogo participou de mesa redonda com apresentação de trabalho científico sobre “Comportamento Seguro no Trânsito”.

alchieriSobre o evento, o conselheiro do CFP destacou a ampla aceitação de participações técnico-cientificas e profissionais entre as instituições. Segundo ele, há necessidades presentes para elaboração de políticas técnico profissionais no âmbito do Mercosul, bem como possibilidades reais de cooperação em projetos conjuntos em curto e médio prazo.

João Alcheri participou de reuniões com representantes da Federação de Psicologos de la Republica Argentina (FePRA), da Associacion de psicólogos de Buenos Aires (APBA) e a Comision Nacional de Psicologia del Transito. Dentre os encaminhamentos, ele elenca a sua possível participação na composição da reunião de trabalho proposta para a 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança noTrânsito, em novembro de 2015, caso aprovada pelo governo brasileiro.

Entre as próximas atividades previstas, segundo Alchieri, está uma reunião paralela do Congresso de Pesquisadores (25 a 28 de novembro) na Universidade de Buenos Aires (UBA), ainda a ser solicitada. “Além disso, elabora-se uma conjunção de esforços de pesquisa para a temática do perfil de condutores argentinos e que pode ser ampliada aos demais países do Mercosul, buscando uma certificação conjunta de avaliação”, avaliou o conselheiro do CFP.

Sugestões 

Alchieri elencou, ainda, as providências que o CFP deve adotar a partir dessa reunião. “Elaborar ações mesmo que remotas (vídeo conferências e em reuniões paralelas) com os grupos citados, encaminhar materiais (eletrônicos e papeis) como forma de sintonizar e agregar interesses e promover um evento concomitante de alto nível e impacto sobre Psicologia do Trânsito, e carrear participação das entidades argentinas e da América do Sul, preferencialmente se a proposta apresentada ao governo brasileiro na 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito for aceita”, reforçou.