O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) assinaram, nesta quinta-feira (17), um acordo de cooperação para aprimoramento e qualificação da atuação de profissionais da Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tendo como base os princípios normativos, técnicos e éticos que regem o campo profissional, a gestão do trabalho e a regulação do SUAS.
Entre as cláusulas do acordo estão disponibilizar ao CFP acesso às informações cadastrais dos profissionais da Psicologia inscritos nos registros do Censo SUAS, Rede SUAS e outros sistemas do MDS bem como de materiais de referência da Política Pública de Assistência Social e outros materiais relacionados à Psicologia e Assistência Social a serem disponibilizados por meio do Centro de Orientação do Trabalho em Psicologia do CFP.
A secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro, destacou que este é o momento de aproximação dos psicólogos que estão trabalhando na política de Assistência Social. “O psicólogo não é formado para trabalhar no Suas; é dentro do processo de trabalho que ele vai construindo esse saber. Essa cooperação nos dá segurança de que vamos agir com unidade na direção”, ressaltou.
A presidente do CFP, Mariza Borges, acredita que o acordo reflete a preocupação do conselho e do governo federal com a atuação dos psicólogos na Rede Suas. “Temos certeza que, se não unirmos esforços, não conseguiremos fazer avançar as políticas públicas, principalmente o Suas. Estamos juntos nisso, fazendo um trabalho em prol da sociedade”, concluiu.
Confira vídeo com depoimento de Ieda Castro, secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), sobre o acordo de cooperação: