Estimular e aperfeiçoar o diálogo sobre o exercício da Psicologia entre a categoria e com o Conselho Federal de Psicologia (CFP). Essa foi a constatação do Conselho que resultou na criação do OrientaPsi, plataforma interativa que vem se desenvolvendo como um ponto de encontro dos (as) profissionais da Psicologia no Brasil. Lançado em agosto de 2015, esta primeira etapa do projeto, chamada de versão beta, tem contado com procura por todas as suas funcionalidades, entre elas, a oferta de pesquisas, estatísticas e publicações, grupos de discussões, cursos online e uma rede social própria.
Em levantamento realizado até janeiro, em 42 grupos de discussão criados foram propostos 77 tópicos com 766 conversas entre profissionais da Psicologia. Já em relação aos cursos, foram disponibilizados oito, divididos em 42 módulos, concluídos por 4182 psicólogos e psicólogas. A rede social já conta com 16.835 perfis ativos.
Qualquer psicólogo (a) cadastrado (a) no Sistema Conselhos pode se cadastrar e navegar pela plataforma por meio de seu CPF e verificação de dados.
Segunda etapa: a gameficação
Que tal fazer um curso online e depois poder trocar por ainda mais conhecimento? Ou criar um grupo de discussão que se transforma em pontos e, consequentemente, em prêmios? Essas são as próximas novidades da nova fase do OrientaPsi.
Seguindo tendência na área de comunicação, a gameficação é um tipo de navegação de sites e aplicativos que está ligado, diretamente, à área motivacional e de interatividade, que estimula a cooperação em comunidades. Um bom exemplo são sites de exercícios físicos que utilizam esse recurso para encorajar seus usuários a se exercitarem mais e de forma mais efetiva e os retribuem com pontos por atividades. Fique ligado (a), que vem mais novidade por aí.
Grupos de discussão
Os grupos de discussão abordam temas em debate sobre a Psicologia e sua atuação na sociedade e no mundo do trabalho, além de promover a troca de opiniões e publicação de arquivos sobre diversos temas. Todos (as) psicólogos (as) cadastrados (as) podem criar grupos e/ou participar deles.
Cursos
Por meio de metodologia e-learning, o CFP e parceiros oferecem cursos diversificados de Psicologia com módulos multimídia. Já estão disponíveis até o momento: “Avaliação Psicológica”, “Atendimento Psicológico Online”, “Ética Profissional”, “Curso Introdutório ao SUAS”, “Laicidade”, “Psicologia Organizacional e do Trabalho”; “Saúde Mental e Gênero” e “Psicologia da Gestão Integral de Riscos e Desastres”.
Rede social
A rede social do OrientaPsi oferece interação entre os (as) profissionais da Psicologia que fazem o seu cadastro na plataforma. Por meio de um perfil, gerenciado pelo próprio usuário, é possível participar de grupos de discussão, trocar mensagens com outros atores da categoria, além de acompanhar as publicações das pessoas que você segue. Em seu perfil, o (a) psicólogo (a) poderá inserir uma foto e seus dados profissionais.
Matéria publicada na edição 112 do Jornal do Federal