Representantes de diversas entidades científicas da Psicologia participaram de reuniões na segunda-feira (4), na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP). A atividade da manhã tratou da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi), e a da tarde teve como foco a formação profissional. Para a presidente do CFP, Mariza Borges, o encontro fortaleceu a aproximação entre a autarquia e as entidades.
Durante a reunião do Comitê Consultivo da BVS-Psi, os participantes receberam explicações sobre o funcionamento da Biblioteca e sobre o convênio assinado em 2015 entre o CFP e o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP).
O convênio formalizou uma parceira de anos entre a Universidade e a autarquia, possibilitando um aprimoramento e a modernização do sistema de banco de dados e interface com usuários, dando respaldo ao Conselho para ampliar e qualificar sua relação com instituições científicas. Também permite ampliar a rede de bibliotecas virtuais que compõem a BVS-Psi.
Os representantes das entidades científicas puderam esclarecer dúvidas sobre como acessar esse projeto, além de serem chamados para fortalecer a parceria com a Biblioteca.
Formação
Durante a tarde, a reunião foi coordenada pela Comissão de Formação em Psicologia do CFP. Um dos pontos abordados foi o Título Profissional de Especialista em Psicologia. Embora não constitua condição obrigatória para exercício profissional, o documento atesta o reconhecimento da atuação da (o) psicóloga (o) em determinada área da especialidade, qualificando sua formação.
“Foi muito importante para ouvir as entidades, principalmente para avançar nos debates sobre o título de especialista”, disse a presidente Mariza. “Foi uma conversa positiva com uma boa participação das entidades científicas. Isso mostra que o CFP, cada vez mais, se aproxima dessas organizações para tê-las como parceiras.
Outro encaminhamento foi pela realização de um seminário, no dia 14 de abril, em Brasília, com o tema “Ser psicóloga (o) no Brasil. Que profissional queremos?”. Um dos assuntos a abordar são as avaliações dos cursos de graduação e especialização.
Entre as entidades científicas que participaram da reunião estão a Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia (ABECiPsi), a Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (ABRAPSIT), a Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) e a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).