Notícias

13/05/2016 - 15:36

CFP participa de reunião do Conselho Nacional de Saúde

Formação profissional para o SUS e atenção à saúde em oncologia foram dois dos pontos da 281ª reunião do colegiado

Formação profissional para o Sistema Único de Saúde (SUS) e atenção à saúde em oncologia foram dois dos pontos da 281ª reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que teve a participação do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

O encontro reafirmou as deliberações da 15ª Conferência Nacional de Saúde como norte para as ações na área. Os conselheiros também aprovaram a participação do colegiado na plataforma virtual SUSConecta e debateram a situação dos trabalhadores no contexto da crise econômica, bem como o alinhamento e a recomposição das comissões do CNS.

Na reunião, realizada nos dias 5 e 6, o ministro interino da Saúde, Agenor Álvares, defendeu o SUS como uma política de Estado, que deve ser garantida independentemente das conduções ou cenários políticos.

“Aberta a palavra, relembrei ao ministro a crise na Saúde Mental e a necessidade de avançarmos nessa temática em vista dos retrocessos com a nomeação do coordenador Valencius Wurch (exonerado na segunda-feira, 9)”, relata a representante do CFP no Conselho, Semíramis Vedovatto.  “O ministro reafirmou que esse não é um tema menor dentro do Ministério.”

Câncer

Na parte sobre oncologia, a representante falou do sofrimento mental diante do diagnóstico e da demora do tratamento, além do impacto na vida do paciente e de sua família. “Ressaltei a necessidade da retomada da política de humanização com foco no atendimento dos pacientes, nos hospitais, assim como pensar que essas pessoas necessitam de apoio via atenção básica nos seus municípios”, explica.