O Conselho Federal de Psicologia (CFP) convida as (os) psicólogas (os) a participar de ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que acontecerá no dia 6 de julho, em Brasília. A “Marcha em Defesa da Saúde, da Seguridade e da Democracia” reunirá cidadãos, entidades, organizações e movimentos sociais contra retrocessos nos direitos dos (as) brasileiros (as).
A manifestação foi proposta em reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS), instância em que o CFP tem representação, em face da insatisfação com as ameaças promovidas pelo Governo Federal às garantias constitucionais.
“Observamos um cenário de desmonte do SUS a partir de ações, dentre elas, o anúncio de limitação dos gastos e serviços de Saúde e as falas do ministro interino da Saúde, Ricardo Barros, favoráveis aos planos de saúde e ao desmonte do corpo técnico da equipe do Ministério”, explica a representante do CFP na instância, Semiramis Vedovatto, lembrando ainda que no Congresso Nacional tramitam projetos que ameaçam o caráter de política pública gratuita universal do SUS.
A psicóloga ressalta que, ao lado da defesa do SUS, o CNS entende que é importante defender todo o sistema de seguridade social (Educação, Previdência e Assistência Social). “Cabe destacar que uma das primeiras ações do governo interino foi o ataque ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), com a extinção do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)”, diz. O Executivo tem anunciado a intenção de flexibilizar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e fazer uma ampla reforma na Previdência.
O CNS tem se articulado com entidades e movimentos sociais buscando ampla participação. Além sugerir o envio de caravanas, pede ampla divulgação da marcha: “É preciso que a sociedade se mobilize, nossas reivindicações devem ser ecoadas com grande mobilização social”, destaca a convocatória da marcha.
O ato acontecerá a partir das 9h, com concentração na Catedral Metropolitana de Brasília, com caminhada até a Câmara dos Deputados.
São João e SUS
O CNS, em parceria com os Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, lança a campanha “São João e SUS são do povo!”. A iniciativa visa fortalecer a luta pelo serviço público de saúde nos festejos juninos, ressaltando-os como patrimônios do povo brasileiro. Clique aqui e assista ao vídeo com música da campanha.