Notícias

29/07/2016 - 14:39

Curso sobre Políticas Nacionais de Saúde Mental tem novo módulo

Segunda e última parte aborda os aspectos da estruturação da Reforma Psiquiátrica e o histórico das políticas de Saúde Mental no Brasil. Confira no OrientaPsi

Curso sobre Políticas Nacionais de Saúde Mental tem novo módulo

Está disponível no #OrientaPsi o segundo módulo do curso “Políticas Nacionais de Saúde Mental”. Apresentado pelo professor do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) Marcos Roberto Vieira Garcia, o curso tem especial enfoque na atenção aos usuários de álcool e outras drogas.

Nesta segunda e última parte, são abordados os aspectos da estruturação da Reforma Psiquiátrica e o histórico das políticas de Saúde Mental no Brasil, além dos desafios das (os) profissionais no que se refere à atenção de usuários de álcool e outras drogas.

“Muitas vezes pensamos na segregação como primeira opção, mas na verdade a lei diz exatamente o contrário disso: em primeiro lugar, devemos tentar recorrer aos serviços comunitários. O campo de Álcool e Outras Drogas precisa aprender com a história da saúde mental para que pensemos em práticas que sejam mais inclusivas’, afirma Vieira.

Na aula, ele também elenca as práticas consideradas ideais no âmbito das políticas de saúde mental, como a atenção psicossocial – baseada no território e que pensa o fenômeno a partir da relação da pessoa com sua comunidade – e a “desinternação” dos hospitais psiquiátricos, com as políticas de criação de residências terapêuticas e o programa De Volta Para Casa, por exemplo.

Acesse gratuitamente e se cadastre usando o seu CRP.

O OrientaPsi foi lançado em agosto de 2015 como um espaço virtual de debates e de expressão das opiniões da categoria e acaba de inaugurar nova fase de funcionalidades. A partir de agora, o acesso também é possibilitado a estudantes, atendendo a uma crescente demanda das (os) futuras (os) profissionais. Além disso, os espaços #TrocaPsi, MuralPsi e Entidades da Psicologia permitirão mais integração e aperfeiçoamento profissional e acadêmico para psicólogas (os) e estudantes. Saiba mais aqui.