O prazo para atualização online de dados no Cadastro Nacional de Psicólogos e Psicólogas termina na segunda-feira (8), às 16h, horário local. É preciso estar com as informações em dia para votar nas eleições do Sistema Conselhos de Psicologia, que acontecem entre 24 e 27 de agosto.
Também na segunda (8), à noite, será realizado o debate online entre as quatro chapas inscritas na Consulta Nacional para o Conselho Federal de Psicologia (CFP).
A data-limite para as (os) profissionais atualizarem seus dados vale para a opção pela internet. Para a presencial ou por telefone, no respectivo Conselho Regional de Psicologia (CRP), o prazo vai até o dia 15.
O voto das (os) psicólogas (os) definirá a chapa responsável por conduzir as ações e políticas relacionadas à profissão nos próximos três anos.
Sobre o debate
Com transmissão em tempo real no canal do CFP no YouTube, o debate online é o primeiro da história da Consulta Nacional. A atividade começa às 19 horas e se compõe de quatro blocos.
No primeiro, cada representante se apresentará e à sua chapa; no segundo, os debatedores (as) farão perguntas entre si, com réplica e tréplica; no terceiro, serão sorteadas questões a serem respondidas pelas (os) quatro, dentre aquelas previamente enviadas pelas psicólogas e psicólogos e validadas pela Comissão Eleitoral Especial. O quarto momento consistirá nas considerações finais.
Estão inscritas na Consulta Nacional: Chapa 21 – “Renovação da Psicologia”; Chapa 22 – “Fortalecer a Profissão”; Chapa 23 – “Cuidar da Profissão: avançar a Psicologia com ética e cidadania”; e Chapa 24 – “Psicólogos em Ação”. Conheça as (os) integrantes e propostas, acesse as orientações e acompanhe as notícias sobre a eleição para o CFP nesta página.
Participam do debate as (os) seguintes representantes: Luis Flavio Chaves Anunciação (Chapa 21), Rogério Oliveira (Chapa 22), Rogério Giannini (Chapa 23) e Letícia Colombo Medeiros Ferraz (Chapa 24).
Tutorial da votação
Um vídeo publicado pelo CFP explica passo a passo como usar o site das eleições do Sistema Conselhos e participar das votações.
Para entrar na página das eleições, a (o) psicóloga (o) apta (o) a votar deve escolher o CRP do seu estado. No site constam links de dúvidas frequentes, central de atendimento (por telefone ou online), documentos relativos ao processo eleitoral e seu calendário.
Também estão ali as informações sobre as chapas e candidatas (os) inscritas para os CRPs, bem como a respectiva plataforma.
Texto alterado para correção da informação sobre a atualização cadastral nos Regionais