Notícias

13/12/2016 - 18:21

Acesse a edição 36.4 da revista Psicologia: Ciência e Profissão

O editor do periódico, o conselheiro Roberto Cruz, faz uma avaliação das mudanças implementadas na revista durante a gestão do 16º Plenário

Acesse a edição 36.4 da revista Psicologia: Ciência e Profissão

A edição 36.4 da revista Psicologia: Ciência e Profissão (PCP) acaba de ser publicada na plataforma SciELO e, nos próximos dias, será distribuída a universidades e faculdades com cursos de Psicologia.

Leia os artigos da edição atual

Desde o ano passado, a PCP passa por adaptação às novas exigências da base de dados da SciELO, definidas em novembro de 2014, a fim de que mantenha sua classificação como Qualis A2 de produção científica e chegue ao selo Qualis A1 de excelência. O editor, o conselheiro Roberto Cruz, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), faz uma avaliação deste período à frente da publicação, desde março de 2015 (leia abaixo).

As alterações se referem ao processo de editoração online, com automatização de procedimentos em diferentes formatos, dispositivos eletrônicos e de verificação de elementos textuais/bibliográficos, critérios mínimos de participação de editores associados, revisores e autores estrangeiros, além do estabelecimento de quantidade mínima de artigos a publicar anualmente, em português e inglês. Desde a edição de março de 2016, o periódico tem novo visual.

Balanço da gestão

Roberto Cruz aponta as dificuldades que a publicação teve no início de sua gestão. “A revista passava por algumas dificuldades com herança de problemas que esta gestão do CFP, quando assumiu, encontrou em relação ao processo de editoração, no processo de organização do fluxo editorial propriamente dito, do acúmulo de materiais e artigos”, comenta. “Havia números atrasados da revista. Havia um passivo de material a ser publicado, havia um certo descompasso no processo de editoração e de produtividade da revista. O produto final da revista não refletia a agilidade que ela poderia ter em relação a uma outra revista científica no Brasil.”

As mudanças realizadas passaram por redução do prazo para submissão, avaliação e aprovação dos artigos, organização dos fluxos do processo de editoração da revista e capacitação técnica da equipe, hoje formada por dois analistas (Psicologia e Editoração), dois técnicos administrativos e uma estagiária.

Além dessas modificações, neste ano, o periódico passou por uma reformulação no projeto gráfico, foi inserido nas bases de dados internacionais (Web of Science) e ganhou maior divulgação no site e nos demais canais de comunicação do CFP. “Essas mudanças foram bastante elogiadas por várias instituições ligadas à Psicologia, assim como a própria comunidade acadêmica, recolocando a Psicologia: Ciência e Profissão no cenário nacional, e, principalmente, buscando a internacionalização”, ressalta Roberto Cruz.

Um artigo por semana

Com o objetivo de integrar o periódico e deixá-lo mais acessível às (aos) psicólogas (os), estudantes de Psicologia e a toda a comunidade, o Conselho vem publicando os artigos acompanhados de entrevistas com seus autores. Atualmente, os textos com entrevistas publicadas são da edição 36.3. A Assessoria de Comunicação do CFP está contatando por e-mail, para divulgação, as autoras e os autores que tiveram artigos publicados na referida edição.

Sobre essa iniciativa, Roberto Cruz avalia que as capacitações realizadas com a equipe proporcionaram um contato desses servidores com parte do processo. “Quando assumimos a revista, buscamos sempre a organização, mas, principalmente, a motivação da equipe em buscar coisas novas, em conhecer mais o processo, que a revista não fosse apenas o editor, mas toda a equipe”, reforça.