O Conselho Federal de Psicologia (CFP) assinou, em agosto, protocolo de intenção para cooperação técnica com a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep) e a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), com o intuito de garantir as condições necessárias à cooperação para a construção de política pública de Defesa Civil comprometida com a garantia dos direitos humanos das comunidades, considerando a realidade de risco e desastre do país.
O objetivo da cooperação é assegurar que os conteúdos subjetivos inerentes à formação e ao exercício profissional do psicólogo sejam contemplados nas políticas públicas de Defesa Civil.
A necessidade de atuação de diferentes atores sociais – entre eles os psicólogos, nas ações de defesa civil de prevenção, preparação, resposta, e reabilitação – é um dos focos para o fortalecimento institucional do Sistema Nacional de Defesa Civil.
Tal fortalecimento deverá, segundo o documento de intenções, culminar com a realização, em 2010, de Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária.