Notícias

19/07/2017 - 12:14

Encontro reúne conselhos regionais de Psicologia em Brasília

Representantes dos 23 CRPs compartilham, de 19 a 21 de julho, experiências sobre orientação, ética e fiscalização

Encontro reúne conselhos regionais de Psicologia em Brasília

As Comissões de Orientação Ética (COE) e Orientação e Fiscalização (COF) do Sistema Conselhos de Psicologia estão reunidas esta semana no Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília. O Encontro Nacional de COE e COF, iniciado nesta quarta-feira (19) é realizado uma vez por ano. A atividade, que termina nesta sexta-feira (21), promove o compartilhamento de experiências do dia a dia dos trabalhos de orientação, ética e fiscalização do exercício profissional.

A coordenadora-geral do CFP, Miraci Mendes, explicou que o evento é uma das mais importantes agendas do Sistema Conselhos de Psicologia. “Reunimos as comissões responsáveis por executar na ponta a essência da missão dos conselhos regionais: orientar e fiscalizar para que a Psicologia seja exercida segundo princípios éticos.” A conselheira Andrea Esmeraldo, integrante da Secretaria de Orientação e Ética do CFP, enfatizou que a Psicologia ocupa novos espaços e gera novas demandas. “Nosso trabalho nunca estará acabado, mas sempre em construção, como a própria sociedade.”

Coordenada pela Secretaria de Orientação e Ética (SOE) do CFP, a programação da atividade foi planejada de forma colaborativa, a partir das dúvidas, dificuldades e temas apresentados pelas comissões regionais. “É espaço de aprendizado coletivo. Muitas vezes, as respostas já existem no acúmulo da legislação e das resoluções do Sistema Conselhos, precisamos apenas ter a tarefa de garimpar a resposta e nivelar os conhecimentos”, falou o psicólogo Aluízio Lopes de Brito, convidado da SOE.

A conselheira Júnia Maria Campos Lara apresentou as atribuições da SOE. “É a instância superior e de recursos. Responde pela coordenação das atividades de orientação e fiscalização do Sistema Conselhos de Psicologia, em busca da unidade das diretrizes e da eficiência das ações”.