Notícias

11/07/2019 - 18:32

II Seminário da Ulapsi debateu desafios da Psicologia na AL

Conselheiras(os) do CFP participaram do evento que contou com contribuições de 14 países

II Seminário da Ulapsi debateu desafios da Psicologia na AL

A União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (Ulapsi) reuniu, entre 3 e 5 de julho, cerca de 600 pessoas de 14 nacionalidades durante o II Seminário Internacional da Ulapsi – Desafios do contexto Latino-Americano: ética, conhecimento e práticas em Psicologia, no Recife (PE). O evento foi uma parceria entre a Ulapsi, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco 2ª Região (CRP-02) e demais entidades quem compõem a Ulapsi.

O CFP foi representado pelo seu presidente, Rogério Giannini, que reforçou a importância do encontro pela construção da unidade da Psicologia na América Latina. Giannini participou da mesa de diálogo “Democracia e Violência”.

Giannini destacou que uma das primeiras tarefas do atual Plenário do CFP, ainda em 2017, foi a refiliação do Conselho na Ulapsi. “Foi fundamental esse gesto, acho que também para a Ulapsi e para a América Latina. A Ulapsi contribui cotidianamente para descolonização e para esse sentimento de latinoamericanidade que a gente tanto precisa. Cada ato da Ulapsi é um ato político de resistência ao colonialismo”, afirmou.

Uma homenagem ao psicólogo Marcus Matraga, militante do movimento da luta antimanicomial assassinado em 2016, marcou a abertura do evento.

O objetivo do II Seminário Internacional da Ulapsi foi promover e intensificar o diálogo entre pesquisadoras(es) e profissionais da Psicologia latino-americana, tendo em vista a consolidação de uma Psicologia crítica, comprometida com a realidade dos países da América Latina e com a produção de referências capazes de expressar os processos sociais e históricos que marcam a constituição da subjetividade nesses países.

No Seminário foram apresentados 409 trabalhos. O evento contou com 24 mesas redondas internacionais, 49 mesas redondas, 338 apresentações de comunicação oral, além de apresentações culturais. A Campanha Nacional de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia #DiscursoDeÓdioNão ficou exposta durante o Seminário com uma instalação artística denunciando as várias formas de violência no país, por meio de frases de ódio retiradas das redes sociais e estampadas em camisetas brancas manchadas de vermelho, simulando sangue.

 Participação do CFP

As(os) conselheiras(os) do CFP participaram de diversas mesas de trabalho durante o Seminário. A conselheira do CFP, Ana Sandra Fernandes, participou da mesa sobre Formação em Psicologia e Nordestinidades.  A conselheira Jureuda Guerra participou da mesa sobre a “Experiência de construção de referências curriculares da psicologia – educação como um bem público”.

O conselheiro Fabián Rueda participou do debate sobre “Conhecimento produzido em América Latina: o quê e para quem publicar”. As conselheiras Márcia Badaró e Iolete Ribeiro participaram da mesa sobre “Psicologia e suas inserções no Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura na América Latina: uma análise das violências produzidas nos espaços de privação de liberdade e seus impactos na dimensão subjetiva”.

O Compromisso ético-político da Psicologia em relação à população LGBTI foi tema da mesa de participação da conselheira Sandra Sposito. A conselheira Marisa Helena Alves foi debatedora na mesa redonda sobre “Vulnerabilidades sociais, políticas públicas e emergências e desastres: revisitando conceitos”.

O “Desmonte das políticas públicas e impactos éticos e sociais no exercício da profissão” foi o tema da mesa redonda com participação das conselheiras Andréa Esmeraldo, Célia Zenaide e Fabiana Itaci.

Ulapsi

A Ulapsi é um espaço de organização da Psicologia na América Latina. Foi criada em novembro de 2002, em Puebla, no México, para se constituir como uma rede de articulação científica, profissional e acadêmica. Foi fundada para ser uma teia horizontal de entidades de Psicologia e de profissionais latino-americanas(os).