Notícias

21/10/2019 - 12:25

CFP participa de debate sobre prevenção ao suicídio em Fortaleza

Representante da CDH do CFP, Theófilo Gravinis, participa da atividade e alerta para discussão sobre os casos envolvendo os adolescentes e jovens LGBTI+

CFP participa de debate sobre prevenção ao suicídio em Fortaleza

O Projeto Vincula do Laboratório de Relações Interpessoais da Universidade Federal do Ceará (UFC) organiza, nesta segunda-feira (21), às 16 horas, a mesa redonda “Prevenção do Suicídio e Implicação Político Social”, no Auditório Rachel de Queirós, no Centro de Humanidades (CH) da UFC. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) é um dos apoiadores do evento.

O CFP terá como representante na mesa o psicólogo Theófilo Gravinis, integrante da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Autarquia. Além de Gravinis, estarão no debate as psicólogas Carla Carolyne Costa (Unifor), Rocelinda Farias Rolim (Instituto Bia Dote) e o professor Manoel Nogueira Maia Neto (UFC).

O representante do CFP na CDH considera importante discutir sobre os direitos das pessoas LGBTI+. Segundo ele, é importante ressaltar que adolescentes e jovens LGBTI+ estão seis vezes mais propensas(os) a tentar suicídio do que heterossexuais.  “Portanto, é fundamental dialogar sobre a importância da atuação ética de psicólogas no atendimento destas pessoas, respeitando as nossas resoluções 01/99 e 01/18”, reforça. 

Prevenção ao Suicídio

Em setembro desta ano, o CFP realizou um Diálogo Digital sobre o papel da Psicologia na prevenção ao suicídio em populações vulnerabilizadas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que a cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. O suicídio foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo no ano de 2016. Os números apontam o Brasil como oitavo país do mundo em suicídios. Também se constatam taxas elevadas de suicídio em grupos vulneráveis, que sofrem discriminação. 

Serviço 

Mesa Redonda: Prevenção do Suicídio e Implicação Político Social

Data: 21/06/2019

Horário: 16 às 18 horas

Local: Auditório Rachel de Queirós, no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE