A Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit) e a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) publicaram recomendação aos Departamentos Estaduais de Trânsito para que suspendam temporariamente a realização dos exames de aptidão física e mental, retomando tais atividades sem quaisquer prejuízos à população tão logo seja estabilizado o cenário epidemiológico frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A recomendação foi expedida nesta quinta-feira (19). As duas entidades já haviam divulgado, no dia 17 de março, um conjunto de orientações técnicas sobre a maneira adequada de prevenção do contágio pela Covid-19.
“Os médicos e psicólogos de tráfegos fazem tais recomendações amparados em seus conhecimentos técnicos e aliados com o esforço de contenção da pandemia, mas reconhecem que cabe aos Departamentos de Trânsito, que possuem a competência legal para tais ações, a tomada de providências cabíveis” destacam a Abramet e a Abrapsit em seu comunicado.
Medidas de prevenção
Em comunicado da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego e da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego divulgado nesta semana, as entidades chamam a atenção para as precauções que devem ser adotadas nas salas de espera e nos ambientes de realização de exames, bem como no manuseio de equipamentos.
Para acessar a íntegra das orientações, clique aqui.