O Conselho Federal de Psicologia (CFP) informa que desde o início da pandemia do novo coronavírus vem direcionando todos os esforços para auxiliar a categoria, as autoridades competentes e a população no sentido de oferecer orientações e recursos necessários para o enfrentamento dessa crise.
A respeito da Portaria Nº 639/2020 do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (2) e que dispõe sobre a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, o CFP reforça que foi informado da edição da normativa que convoca profissionais de saúde – entre eles, da Psicologia – a participarem de capacitação para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Para ingressar o curso de capacitação, é necessário se cadastrar em uma plataforma disponibilizada pelo Ministério da Saúde. O cadastro é requisito para obter acesso à formação. Ao preencher o formulário, a(o) psicóloga(o) informa se está disponível ou não para eventualmente ser chamada(o) a trabalhar. A disponibilização ao trabalho não é obrigatória.
Por fim, o CFP informa que, juntamente com todos os Conselhos Regionais de Psicologia, está atento aos acontecimentos para uma atuação conjunta que melhor oriente a categoria. Estamos em constante diálogo e reunião de todo o Sistema Conselhos para atualizarmos as(os) profissionais sobre demais questões e tomarmos as medidas cabíveis para garantia do interesse público, respeitando a autonomia e a ética profissional na Psicologia brasileira. No momento, ainda estamos buscando elucidar questões que não estão explícitas na Portaria, e reafirmamos que todo o Sistema Conselhos está trabalhando para levar informações mais precisas à categoria. Em breve divulgaremos novas orientações.