Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais
Loucura e Sociedade: os novos desafios na prevenção, promoção e cuidados na saúde mental.
A cidade de Salvador foi escolhida para abrigar, pela primeira vez, o Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, nos dias 07, 08, 09 e 10 de Agosto deste 2011. O Evento, que está em sua décima primeira edição, tem como tema as "Diversidades e (Des)Igualdades", que serão discutidos em 11 eixos temáticos. Durante os quatro dias de evento, especialistas em ciências sociais e humanidades de diversos países estarão reunidos para debater a diversidade e a complexidade de sociedades diferenciadas, nos mais variados aspectos, como é o caso dos países de língua portuguesa.
A programação acadêmica acontece no campus de Ondina da UFBA, e conta com a realização de eventos públicos e atividades culturais no centro histórico de Salvador. O XI Congresso Luso Afro Brasileiro está sendo organizado por um comitê composto de pesquisadores de todas as universidades publicas da Bahia, com a coordenação do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia.
O X Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, aconteceu na Universidade do Minho- Campus de Gualtar - BRAGA - PORTUGAL de 04 a 07 de Fevereiro de 2009 e reuniu cerca de dois mil participantes. Para esta edição, estima-se um público ainda maior. Pode ser enviado trabalho até 14 de março de 2011.
Resumo:
Este GT tem como tema as contribuições das Ciências Sociais para a compreenssão da loucura e do transtorno mental nas sociedades contemporâneas, bem como, na análise das alternativas de cuidados de pessoas em sofrimento psiquico. Com as Reformas Psiquiátricas em curso no Brasil e Portugal, vêm surgindo novos serviços terapêuticos, novas práticas profissionais e outras configurações nos processos identitários profissionais no campo da saíde mental. Tais mudanças são importantes e têm consequências relevantes no campo interdisciplinar da saúde mental, necessitando de estudos e pesquisas provenientes da área das ciências sociais. O GT pretende dar espaço para apresentação de trabalhos com resultados de pesquisas empíricas sobre a loucura, saúde mental e suas práticas de cuidados, quer os modelos de políticas públicas neste domínio, quer as respostas ao nível da comunidade, das redes sociais e da família, incorporando reflexões teóricas e metodológicas nos seguintes tópicos:
- Determinantes sociais, fatores de risco e epidemiologia dos transtornos mentais;
- As concepções de loucuras e as políticas de saúde mental;
- Prevalência de doenças psiquiátricas e utilização de serviços de saúde mental;
- Novas conceitos e práticas terapêuticas na promoção, prevenção e cuidados na saúde mental;
- Reabilitação psicossocial e inclusão social de pessoas em sofrimento psiquÃco;
- Relações sociais e estigma em relaçãoo ao transtorno mental;
- Família, gênero e saúde mental.
Informações Gerais:
Inicio do evento: 07/08/2011
Site: http://www.xiconlab.eventos.dype.com.br/
Endereço: Campus de Ondina da UFBA, BA, Brasil