Embora recente, a Psicologia Ambiental no Brasil tem se mostrado um campo vasto, consistente e repleto de possibilidades quanto à prática profissional. Entretanto, o pouco conhecimento sobre a área representa um desafio que, a partir deste ano, passa a ser enfrentado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) junto a outras questões igualmente relevantes.
Em novembro de 2021, o plenário da autarquia aprovou a criação do Grupo de Trabalho sobre Psicologia Ambiental, que no mês seguinte já iniciou suas atividades antes mesmo do recesso de final de ano. O coletivo tem, entre outras finalidades, a de chamar a atenção da categoria para o tema e ampliar o debate acerca de questões que impactam na relação pessoa-ambiente.
No intuito de avançar em seu objetivo, o coletivo apresentou uma ampla agenda de atividades para o ano de 2022. Para este primeiro momento, a estratégia inclui desde a realização de diálogos virtuais até a publicação de um catálogo que visa sistematizar as ações de psicólogas e psicólogos que trabalham e desenvolvem projetos relacionados ao tema.
A série de lives está prevista para ocorrer até o final do ano. Neste momento, as(os) integrantes do GT estão trabalhando na definição de temas, convidadas(os) e abordagens. Quanto ao catálogo, o coletivo pretende divulgar o edital de chamamento em breve.
Para ficar por dentro das ações do Grupo de Trabalho sobre Psicologia Ambiental, acompanhe o site e as redes sociais do Conselho Federal de Psicologia.
Composição do GT
Ana Paula Soares da Silva
Conselheira do CFP e integrante do GT de Psicologia Ambiental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP)
Célia Zenaide
Conselheira do CFP
Alessandra Almeida
Conselheira do CFP
Marisa Helena Alves
Conselheira do CFP
Fernanda Gurgel
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e integrante do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP
Camila Bolzan
Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA) e integrante do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP
Mário da Mata
Vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA)
Gustavo Massola
Vice-coordenador do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP
Carolina dos Reis
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Raquel Diniz
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e integrante do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP
Alessandra Bianchi
Coordenadora do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP
Tadeu Mattos Farias
Integrante do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP
Zenith Delabrida
Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA) e integrante do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP