Notícias

24/01/2023 - 18:39

Fórum Social Mundial 2023: CFP participa do evento dialogando sobre Psicologia e promoção dos direitos

Fórum Social Mundial 2023: CFP participa do evento dialogando sobre Psicologia e promoção dos direitos

O papel e as contribuições da Psicologia para a agenda de fortalecimento da democracia e para a promoção de direitos estarão em destaque durante o Fórum Social Mundial (FSM) 2023, que acontece de 23 a 28 de janeiro, em Porto Alegre/RS. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participa das atividades representado por seu presidente, Pedro Paulo Bicalho, e sua vice-presidenta, Ivani Oliveira.

Nesta edição o Fórum Social Mundial terá como tema “Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta – Outro Mundo é Possível”, com atividades realizadas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de eventos híbridos e virtuais. Mais de 150 atividades compõem a programação, reunindo movimentos sociais, entidades profissionais e organizações que atuam na promoção e defesa de direitos no Brasil e outros países.

O Fórum Social Mundial é espaço privilegiado para a organização social e a construção de alternativas para o desenvolvimento humano. O encontro é realizado desde 2001 e tem contado com participação da Psicologia em diferentes edições na perspectiva das práticas e diretrizes que orientam a profissão na promoção do cuidado integral e da proteção dos direitos.

Neste ano, a agenda do FSM debate temas essenciais para o fazer da Psicologia, como combate ao racismo, acesso à justiça, papel das mulheres nas lutas feministas, desafios no enfrentamento das consequências da pandemia da Covid-19) e desastres ambientais.

Participação do CFP

A participação do CFP no Fórum Social Mundial terá início nesta 3ª feira (24) na atividade autogestionada “A Psicologia brasileira e o enfretamento às violências decorrentes das denominadas terapias de reversão sexual”, às 14h, com Pedro Paulo Bicalho. O evento será na Comissão Alberto Pasquiline, na Assembleia Legislativa/RS.

Na quarta-feira, às 9h, a vice-presidenta do CFP, Ivani Oliveira, integra os debates da atividade autogestionada “Possibilidades de atuação da Psicologia na luta antirracista”, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Mais tarde, às 17 horas, presidente e vice do CFP participam da Marcha do Fórum Social Mundial.

Já na quinta-feira (26), os conselheiros do CFP estarão na mesa “Direitos à educação, saúde, cultura, proteção social e à cidade”, no Seminário Internacional que acontece a partir das 13h30.

Saiba Mais

Fórum Social Mundial (FSM) 2023 – “Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta”

Data: 23 a 28/01/2023

Local: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Mais informações: https://www.fsm.org.br/