O Sistema Conselhos de Psicologia estará reunido em Brasília para dialogar entre si sobre as oportunidades e os desafios relacionados à profissão apontados pelo Censo da Psicologia Brasileira (CensoPsi), lançado em 2022, pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).
A atividade acontece nos dias 26 e 27 de abril, na sede do CFP, em Brasília, e terá o formato de oficina. O objetivo é promover um espaço de trocas a partir dos projetos desenvolvidos por cada regional e discutir o futuro da profissão.
O presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho, explica que a Oficina Nacional é uma atividade para que os Conselhos Regionais possam trocar perspectivas e oportunidades de ação sobre o futuro da Psicologia.
“O Censo da Psicologia brasileira representa o maior levantamento de informações já realizado sobre o exercício profissional da Psicologia no país. É, portanto, uma fonte fundamental para debater e idealizar projetos voltados a aprimorar o fazer e as condições de trabalho na área. E é nessa perspectiva que o CFP vem mobilizando esforços desde o lançamento da pesquisa para dar respostas aos desafios e oportunidades de ação identificados. Uma parte importante dessa estratégia esteve na realização de diálogos locais com a categoria, que agora culminarão nessa oficina nacional”, aponta o presidente do Conselho Federal.
Ciclo de oficinas regionais
A atividade em Brasília finaliza a série de encontros com todos os Conselhos Regionais de Psicologia do país para reflexão e construção de projetos para lidar com os desafios que o CensoPsi diagnosticou.
As oficinas regionais destacaram debates e reflexões a partir dos dados levantados pelo Censo para a elaboração de projetos no âmbito dos Conselhos Regionais de Psicologia.
“Reconhecendo a importância do Censo para a compreensão da formação histórica da categoria e as condições atuais do exercício profissional, o CFP realizou oficinas com todos os Conselhos Regionais, divididos por regiões brasileiras, com a finalidade de proporcionar um espaço de reflexão e construção de projetos”, aponta o conselheiro federal Antonio Virgílio Bastos.
Roda de conversa
Como parte da programação para a categoria, a Oficina Nacional do Censo da Psicologia terá a roda de conversa “Desafios do Futuro da Profissão”, com transmissão ao vivo pelo canal do CFP no YouTube.
O debate trará temas importantes na Psicologia atual: a Inteligência Artificial (IA) e seus impactos na reconfiguração das profissões; impacto das novas tecnologias na Avaliação Psicológica; e trabalho decente. Para esta atividade, o CFP terá o conselheiro federal Evandro Peixoto; a psicóloga e doutora em Sociologia da Unigranrio, Marcia Regina Castro Barroso; e o doutor em Psicologia da Universidade Federal da Bahia, Adriano Peixoto.
CensoPsi 2022
Em 2022, o CFP lançou o maior levantamento de informações já realizado sobre o exercício profissional da Psicologia no país. Intitulado “Quem faz a Psicologia Brasileira? Um olhar sobre o presente para construir o futuro”, o material traz dados compilados em dois volumes: o primeiro aborda temas relacionados à Formação e Inserção no Mundo do Trabalho, enquanto o segundo reúne reflexões sobre Condições de Trabalho, Fazeres Profissionais e Engajamento Social.
Como forma de tornar um instrumento permanente para acompanhar e monitorar as transformações no exercício profissional da Psicologia e subsidiar decisões do Sistema Conselhos, a Resolução CFP nº 30/2022 estabelece a realização do Censo da Psicologia periodicamente a cada cinco anos.
Censo da Psicologia Brasileira – Volume 1
Censo da Psicologia Brasileira – Volume 2
Veja mais