Estão abertas até 4 de junho as inscrições para a Etapa Nordeste da III Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A edição deste ano na Região será realizada nos dias 7 e 8 de junho, em Aracaju/SE, e as inscrições devem ser feitas pelo hotsite da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) exclusivamente por meio de formulário eletrônico.
Com o tema “SUAS: O trabalho da Psicologia na efetivação dos direitos socioassistenciais”, a participação na Mostra é aberta a todas(os) as(os) profissionais, professoras(es), pesquisadoras(es) e estudantes de Psicologia que atuem na política de assistência social e nas demais políticas públicas com ações conjuntas na execução intersetorial de ofertas socioassistenciais.
Também podem se inscrever demais trabalhadoras(es) que atuem em conjunto com profissionais da Psicologia nestas políticas.
Organizada pela Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) em parceria com os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), a Mostra tem como objetivo fomentar a reflexão acerca do fazer dessa ciência e profissão na política de assistência social.
A atividade também se propõe a reconhecer as possibilidades da Psicologia no enfrentamento às desigualdades sociais e na efetivação dos direitos socioassistenciais.
Confira o cronograma da etapa Nordeste
Inscrições para a etapa: 25/4/2024 a 4/6/2024
Submissão de trabalhos – 25/4/2024 a 10/5/2024
Divulgação do resultado preliminar – 14/5/2024
Recebimento de recursos – 15/5/2024 a 17/5/2024
Divulgação do resultado final (após recursos) – 23/5/2024
Para realizar sua inscrição, clique aqui. A íntegra do edital com todas as informações está disponível em conpas.cfp.org.br.
Saiba mais
Ao todo, serão realizadas cinco etapas da III Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – uma em cada região do país, previstas entre 7 de junho e 27 de julho.
Durante os encontros, as(os) participantes dividirão os diálogos por eixos temáticos, ressaltando aspectos relacionados a práticas intersetoriais na construção de proteção social, as implicações no trabalho da Psicologia no SUAS, interseccionalidade no Sistema Único de Assistência Social, territórios amazônicos e participação social.
Quanto à submissão de trabalhos, poderão ser encaminhadas propostas nas modalidades “comunicação oral” (nas categorias relato de experiência e relato de pesquisa) e “exposição” (categoria pôster). Para esta primeira etapa, o prazo limite para submissão dos trabalhos encerra-se no dia 10 de maio.