O Conselho Federal de Psicologia (CFP) expressa publicamente o seu pesar pelo falecimento da psicóloga Carla França. Defensora incansável do papel da Psicologia na defesa dos Direitos Humanos, a psicóloga integrou a Comissão de Direitos Humanos do CFP entre 2017 e 2019.
Carla França também atuou nas gestões dos Conselhos Regionais de Psicologia da Bahia (CRP-BA) e do Mato Grosso do Sul (CRP-MS), onde fez contribuições significativas para a profissão. No Ministério Público, exerceu o cargo de assessora técnica do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH).
A psicóloga era especialista em Direitos Humanos pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP/UNEB) e em Psicologia Social.
Esteve ainda à frente de diversas lutas sociais, incluindo o Movimento de Pessoas em Situação de Rua, a luta antimanicomial, a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como questões relacionadas à segurança pública, entre outras.
Neste momento de luto, o Conselho Federal de Psicologia expressa suas sinceras condolências a familiares e amigos. Que suas lembranças e seu legado na defesa dos direitos humanos sejam uma fonte de conforto e inspiração.